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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8077
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Britto, Fabiana Dultra | - |
dc.contributor.author | Corradini, Sandra | - |
dc.creator | Corradini, Sandra | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-23T15:44:58Z | - |
dc.date.available | 2013-01-23T15:44:58Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-23 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8077 | - |
dc.description.abstract | Compreender a dramaturgia na dança sob a perspectiva evolutiva implica entendê-la como um pensamento vivo, que se conecta, interage e coevolui numa dinâmica coadpatativa contínua com todas as coisas que existem no ambiente cultural em que ela se inscreve. Mas foi no final dos anos 80 que a dramaturgia começou a ser discutida na dança, evidenciando um processo configurativo de um pensamento dramatúrgico que já no renascimento pode ser observado. Sabe-se que diálogo entre dança e teatro não é recente e também se sabe que a idéia dramaturgia migra do teatro para dança, promovendo discussões acerca do que vem a ser dramaturgia neste campo disciplinar. Este trabalho tem por objetivo compreendê-la como área específica, distinta da dramaturgia teatral, sob uma perspectiva coevolutiva entre dança e teatro. Entrecruzam-se referenciais da biologia, da dança e do teatro com intuito de adotar um eixo que privilegia a coevolução e os processos cooperativos entre dança e teatro e deslocar a hierarquia entre ambos, pois se pressupõe não haver sujeição de um campo ao outro, mas trocas informativas que fomentam os processos dramatúrgicos de dança e de teatro e que promovem a ininterrupta configuração de seus campos. Foram investigadas algumas concepções dramatúrgicas atuais elaboradas em campo acadêmico (dança e teatro) e em campo prático (dança) com o objetivo de propor uma diferenciação entre as dramaturgias praticadas na dança e no teatro. A dramaturgia na dança é reconhecida como uma resultante de um processo “cego”, constituindo-se em uma síntese transitória resultante dos processos contaminatórios entre dança e teatro ocorridos ao longo do tempo, configurados em zona de transitividade. Dança e teatro constituem-se em ambientes cujas lógicas organizativas oferecem-se como condições diferenciadas para assimilação de uma mesma idéia. As dramaturgias de dança são correlatas à lógica cognitiva do corpo que dança, referindo-se à dramaturgia corporal. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject | Contaminação | pt_BR |
dc.subject | Zona de transitividade | pt_BR |
dc.subject | Processo evolutivo | pt_BR |
dc.title | Dramaturgia na dança: uma perspectiva coevolutiva entre dança e teatro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Programa de Pós-Graduação em Dança - Escola de Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação DRAMATURGIA NA DANÇA - Sandra Corradini.pdf | 843,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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