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dc.contributor.advisorBarreto, Ângela Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Dulce Paradella Matos de-
dc.creatorOliveira, Maria Dulce Paradella Matos de-
dc.date.accessioned2013-01-16T18:23:27Z-
dc.date.available2013-01-16T18:23:27Z-
dc.date.issued2008-08-22-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7933-
dc.description.abstractO acesso à informação disponibilizado na rede mundial exige o uso de tecnologias que se mostram inacessíveis para o indivíduo de baixa renda em países como o Brasil. O uso compartilhado dos recursos tecnológicos se apresenta como uma estratégia viabilizadora da infoinclusão. A partir desse contexto, buscou-se estudar e analisar o acesso à informação em telecentros localizados em Salvador, Bahia, que são patrocinados por programas de responsabilidade social empresarial. A investigação se deu por meio de um estudo de casos múltiplos em quatro telecentros, utilizando-se de entrevistas semi-estruturadas com coordenadores e usuários, e da observação direta, em particular na utilização do computador para o acesso à informação pelos usuários. A análise dos dados, através de abordagens qualitativas e quantitativas, apoiou-se nas categorias: recursos disponibilizados, conteúdos, capacitação e sustentabilidade. Os resultados mostraram que os recursos físicos disponibilizados ficam aquém da demanda existente nas comunidades de baixa renda; a sustentação do telecentro é garantida pelo período de apoio das empresas e estes não desenvolvem práticas para sua sustentabilidade. Da parte do usuário, percebe-se o interesse por informações relacionadas com trabalhos escolares, notícias e procura de emprego. Os usuários usam as ferramentas de busca e de navegação na web. Os telecentros não trabalham fundamentados no desenvolvimento das habilidades à competência informacional. O estudo propõe ações integradas voltadas não apenas para fornecer recursos físicos, mas também para desenvolver habilidades e conteúdos relevantes, para que os Telecentros se constituam em espaços de inclusão social.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTelecentrospt_BR
dc.subjectInternet - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectInformação - Acesso e usopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.titleAcesso e uso da informação em telecentros: um estudo em comunidades de baixa renda de Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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