Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7889
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Setenta, Jussara Sobreira | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Laura Pacheco | - |
dc.creator | Coutinho, Laura Pacheco | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-16T12:37:46Z | - |
dc.date.available | 2013-01-16T12:37:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-01-16 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7889 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga o campo de enunciação da dança contaminado à performance e às artes visuais, por meio de estratégias artísticas compositivas híbridas que enunciam imagens e discursos do corpo. Pelo conceito do fazer-dizer do corpo – ideia associada à performatividade em dança (SETENTA, 2008) – propõe-se que o campo ampliado da dança produz um discurso próprio – um discurso do corpo. Trabalha-se com a ideia da imagem do corpo enquanto ação (MACHADO, 2007), considerando que o discurso do corpo enuncia imagens em ações, ideias e pensamentos num fazer artístico performativo. Sob o contexto da tradução cultural (BHABHA, 2007) – processo comunicacional performativo – observa-se como a ação artística contemporânea é capaz de subverter estratégias artísticas compositivas tradicionais e inaugurar outras, à medida que se interessa na ressignifição de imagens e discursos do corpo. Para análise, foram selecionadas obras artísticas que estabelecem um diálogo entre a contemporaneidade e a tradição flamenca, situadas entre a dança, a performance e as artes visuais. São elas: ―Solo‖, de Israel Galván (Espanha), ―Non‖, de Yalda Younes (Líbano) e ―Prohibido el cante‖ e ―Dancing Dolls‖, de Pilar Albarracín (Espanha). Paralelamente, foi desenvolvido o espetáculo Desplante, como um campo de experimentação das questões teóricas levantadas no que diz respeito ao deslocamento da tradição flamenca num diálogo com a arte contemporânea. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Perfomance | pt_BR |
dc.subject | Perfomatividade | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Vídeo | pt_BR |
dc.subject | Flamenco | pt_BR |
dc.subject | Discursos | pt_BR |
dc.subject | Fazer-Dizer | pt_BR |
dc.subject | Tradição | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.title | Dança, performance e artes visuais: imagens e discursos do corpo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Programa de Pós Graduação em Dança- Escola de Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Laura Pacheco.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.