Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7844
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Mediação da Informação: direcionamento da atenção por meio de técnicas de comunicação visual
Autor : Paraiso, Jânio da Silva
metadata.dc.creator: Paraiso, Jânio da Silva
Resumen : Este trabalho visa o estudo da mediação da informação por meio de hiperdocumentos que utilizam técnicas de comunicação visual, apontadas por Donis A. Dondis (1991) como capazes de atrair o olhar do leitor. Teve como objetivo analisar se a utilização dessas técnicas interfere no processo de mediação da informação textual ao possibilitar o direcionamento da atenção do leitor e a redução da habituação mediante a variação da estimulação responsável por destacar as informações mais importantes, contribuindo dessa forma para a efetivação do ato de aprendizagem. Pesquisa exploratória com adoção do método pré-experimental e com seleção de amostra não-probabilística, composta pelos alunos das disciplinas “Fundamentos da Informação e “Introdução à Biblioteconomia e Arquivologia” do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia. Para a coleta dos dados, optou-se pela observação direta, tanto intensiva como extensiva, com a utilização de um questionário que teve a finalidade de traçar o perfil dos participantes e de dois roteiros de entrevistas, sendo um responsável por fornecer dados para o cálculo dos indicadores e o outro por coletar as impressões dos participantes e identificar as dificuldades e as facilidades enfrentadas por eles durante a interação com o hiperdocumento. A análise dos dados foi realizada a partir da integração de estratégias quantitativas e qualitativas. Os resultados obtidos refutaram, embora provisoriamente, a hipótese inicialmente levantada ao ser constatado que inexiste uma relação direta entre um hiperdocumento que utilize técnicas visuais tensionadas e o direcionamento da atenção do leitor para determinada informação. Ao contrário, foi constatado que uma composição nivelada, embora possa ser traduzida como menos provocante, mais simples, menos complicada, implica em uma organização visual mais clara em termos de facilidade de compreensão e rapidez de leitura. Pretende-se subsidiar futuras pesquisas com os conhecimentos necessários para que produtores de informação possam desenvolver hiperdocumentos capazes de facilitar a leitura das informações textuais ao direcionar a atenção do leitor, contribuindo dessa forma para a efetivação do ato de aprendizagem.
Palabras clave : Mediação da informação
Direcionamento da atenção
Técnicas de comunicação visual
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7844
Fecha de publicación : 18-ago-2011
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia - Final.pdf5,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.