https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7065| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Aproximações entre a obra de Christian Boltanski e o estímulo composto no drama |
| Autor(es): | Mendonça, Célida Salume |
| Autor(es): | Mendonça, Célida Salume |
| Abstract: | O texto estabelece aproximações entre a obra do artista francês Christian Boltanski e o estímulo composto, recurso utilizado no processo criativo do Drama. As fotografias aparecem como uma realidade coletiva imbuída de um imaginário; assim como roupas, que transformadas em obra de arte, têm em comum o fato de serem simultaneamente presença e ausência, objeto e recordação. O artista reinventa vidas, criando imagens que cada observador pode interpretar a seu modo. Com fotos “falsas”, ele conta o que supostamente são histórias “verdadeiras”. A obra lança o espectador para algo que já faz parte dele e que é trazido à consciência como um teatro de lembranças. No Drama, o professor é também artista no percurso criador de pesquisa, escolha, seleção e produção do material para o processo de investigação cênica, contribuindo para o engajamento na atividade dramática. Em um baú contendo partes de uma memória coletiva, fragmentos de um diário, cartas, objetos pessoais e fotografias podem dar vida a personagens desconhecidas, trazendo à tona uma trama elaborada pelos participantes. O estímulo composto insere o grupo na situação dramática, aprimora e acrescenta novas informações à narrativa, facilitando a imersão em uma realidade virtual. |
| Palavras-chave: | fotografia memória Drama estímulo composto recepção processo criativo |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7065 |
| Data do documento: | 2010 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Teatro) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Aproximações.Boltanski.Drama.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.