https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7065
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Aproximações entre a obra de Christian Boltanski e o estímulo composto no drama |
Authors: | Mendonça, Célida Salume |
metadata.dc.creator: | Mendonça, Célida Salume |
Abstract: | O texto estabelece aproximações entre a obra do artista francês Christian Boltanski e o estímulo composto, recurso utilizado no processo criativo do Drama. As fotografias aparecem como uma realidade coletiva imbuída de um imaginário; assim como roupas, que transformadas em obra de arte, têm em comum o fato de serem simultaneamente presença e ausência, objeto e recordação. O artista reinventa vidas, criando imagens que cada observador pode interpretar a seu modo. Com fotos “falsas”, ele conta o que supostamente são histórias “verdadeiras”. A obra lança o espectador para algo que já faz parte dele e que é trazido à consciência como um teatro de lembranças. No Drama, o professor é também artista no percurso criador de pesquisa, escolha, seleção e produção do material para o processo de investigação cênica, contribuindo para o engajamento na atividade dramática. Em um baú contendo partes de uma memória coletiva, fragmentos de um diário, cartas, objetos pessoais e fotografias podem dar vida a personagens desconhecidas, trazendo à tona uma trama elaborada pelos participantes. O estímulo composto insere o grupo na situação dramática, aprimora e acrescenta novas informações à narrativa, facilitando a imersão em uma realidade virtual. |
Keywords: | fotografia memória Drama estímulo composto recepção processo criativo |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7065 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Teatro) |
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aproximações.Boltanski.Drama.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.