Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6960
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Avaliação de pontos cefalométricos no alongamento ósseo do terço médio da face em portadores de craniossinostose sindrômica com a utilização de dispositivo externo rígido
Otros títulos : Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
Autor : Lima, Daniel Santos Corrêa
Alonso, Nivaldo
Câmara, Paulo Roberto Pelúcio
Goldenberg, Dov Charles
metadata.dc.creator: Lima, Daniel Santos Corrêa
Alonso, Nivaldo
Câmara, Paulo Roberto Pelúcio
Goldenberg, Dov Charles
Resumen : A distração osteogênica tem sido extensamente empregada na correção da grave hipoplasia do terço médio da face de portadores de craniossinostose sindrômica. Poucos estudos têm apresentado os resultados da distração do terço médio da face através de avaliação cefalométrica. OBJETIVO: O objetivo do estudo foi o de avaliar os resultados obtidos com o avanço ósseo do terço médio da face seguida da utilização de dispositivo rígido externo de distração (RED), em portadores de craniossinostose sindrômica, através de análise cefalométrica. MATERIAL E MÉTODOS: O estudo teve desenho retrospectivo, onde onze pacientes foram avaliados retrospectivamente. A análise cefalométrica foi realizada a partir de três telerradiografias de cada paciente (T1- préoperatório; T2 - pós-operatório recente, logo após a remoção do distrator; T3 - pós-operatório tardio, obtida com um intervalo mínimo de 12 meses após cirurgia) RESULTADOS: Avanço significativo do terço médio da face foi obtido. A taxa de perda de resultado foi mínima. Foi observado evidente crescimento vertical da face, ao contrário do que corre na direção horizontal, onde existiu um pequeno reposicionamento posterior e nenhuma evidência de crescimento. CONCLUSÃO: Observou-se resultados adequados no alongamento do terço médio da face com o uso de distrator externo rígido, através da análise cefalométrica.
Palabras clave : alongamento ósseo
craniossinostose
fixadores externos
ossos faciais
osteogênese por distração
Editorial : Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6960
Fecha de publicación : 2009
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
aaaaa1528.pdf664,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.