https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6686| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | O Processo do Rei: a história no palco do cinema |
| Título(s) alternativo(s): | ARS |
| Autor(es): | Tavares, Mirian |
| Autor(es): | Tavares, Mirian |
| Abstract: | Este texto discute as relações entre o cinema e o teatro a partir do conceito de mise en scéne. O que aproxima, e distancia, essas duas formas artísticas? De que maneira o cinema, ao longo da sua história, construiu a sua própria mise en scéne, recorrendo, sobretudo, à montagem? Para aprofundar as questões levantadas pelo texto, irei analisar o filme O Processo do Rei (1990), de João Mário Grilo. Baseado no processo contra D. Afonso VI, o realizador conseguiu ser fiel ao tempo histórico, o séc. XVII, mas também profundamente contemporâneo, explorando aspectos eternos e cíclicos da própria história. O cinema, nesse filme, funciona como um palco onde a história revela a encenação que os livros de história costumam ocultar. |
| Palavras-chave: | Cinema Teatro Encenação Barroco Mise-en-cadre |
| Editora / Evento / Instituição: | USP |
| URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6686 |
| Data do documento: | 2011 |
| Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACOM) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Tavares, Mirian (2).pdf | 381,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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