Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Tavares, Mirian | - |
dc.creator | Tavares, Mirian | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-04T17:50:15Z | - |
dc.date.available | 2012-09-04T17:50:15Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.issn | 1678-5320 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6686 | - |
dc.description | p.116-129 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto discute as relações entre o cinema e o teatro a partir do conceito de mise en scéne. O que aproxima, e distancia, essas duas formas artísticas? De que maneira o cinema, ao longo da sua história, construiu a sua própria mise en scéne, recorrendo, sobretudo, à montagem? Para aprofundar as questões levantadas pelo texto, irei analisar o filme O Processo do Rei (1990), de João Mário Grilo. Baseado no processo contra D. Afonso VI, o realizador conseguiu ser fiel ao tempo histórico, o séc. XVII, mas também profundamente contemporâneo, explorando aspectos eternos e cíclicos da própria história. O cinema, nesse filme, funciona como um palco onde a história revela a encenação que os livros de história costumam ocultar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | USP | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202011000100008 | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Encenação | pt_BR |
dc.subject | Barroco | pt_BR |
dc.subject | Mise-en-cadre | pt_BR |
dc.title | O Processo do Rei: a história no palco do cinema | pt_BR |
dc.title.alternative | ARS | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 9, n. 17 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACOM)
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