Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6243
Tipo: Dissertação
Título: Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado'
Autor(es): Santos, Dalila Carla dos
Autor(es): Santos, Dalila Carla dos
Abstract: O cinema brasileiro é admirador do movimento do cangaço a décadas. Muitas são as narrativas em que este tema e seus personagens são centrais. A maioria dos filmes traz os homens como protagonistas destes filmes, o que não significa que não aja espaço para as mulheres. O presente estudo buscou mostrar como os filmes Corisco e Dadá (1996) e Baile Perfumado (1997) fogem à regra desta representação do cangaço como um movimento de participação exclusiva de homens. Mais do que isso, estas películas oferecem enredos sobre as relações de gênero presentes nestes filmes. O objetivo desta pesquisa foi perceber como são construídas estas representações das relações de gênero entre Corisco e Dadá; Lampião e Maria Bonita nas referidas obras. As análises mostraram que existem quebras nos padrões patriarcais e machistas vivenciadas no contexto da época destas histórias, décadas de 1920 e 1930, em produções realizadas na década em 1990, no chamado “Cinema da Retomada”. Além disso, buscou-se avaliar como as identidades destes personagens foram construídas nos filmes. Para tanto, este estudo lançou mão dos estudos feministas, embasado principalmente nas discussões sobre patriarcado e gênero; e da teoria das representações sociais. Assim, foi possível concluir que o cinema nacional é uma ferramenta de diminuição das tensões referentes aos papéis e relações de gênero, possibilitando a aparição de outras linhas de representações e construções de identidades dos seus personagens. Nas películas que serviram de corpus deste estudo, vemos os cangaceiros e cangaceiras também como homens e mulheres, constituídos de sentimentos como afeto, amizade, companheirismo. Podemos enxergar estas personalidades sem as armaduras de guerreiros, visualizar os seres humanos por debaixo dos bornais e armas.
Palavras-chave: cinema nacional
gênero
cangaço
patriarcado
representação
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6243
Data do documento: 22-Mar-2012
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGNEIM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Final.pdf905,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.