Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rubim, Linda Silva Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Dalila Carla dos | - |
dc.creator | Santos, Dalila Carla dos | - |
dc.date.accessioned | 2012-06-27T19:58:54Z | - |
dc.date.available | 2012-06-27T19:58:54Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-22 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6243 | - |
dc.description | Rubim, Linda Silva Oliveira ver Rubim, Lindinalva Silva Oliveira | - |
dc.description.abstract | O cinema brasileiro é admirador do movimento do cangaço a décadas. Muitas são as narrativas em que este tema e seus personagens são centrais. A maioria dos filmes traz os homens como protagonistas destes filmes, o que não significa que não aja espaço para as mulheres. O presente estudo buscou mostrar como os filmes Corisco e Dadá (1996) e Baile Perfumado (1997) fogem à regra desta representação do cangaço como um movimento de participação exclusiva de homens. Mais do que isso, estas películas oferecem enredos sobre as relações de gênero presentes nestes filmes. O objetivo desta pesquisa foi perceber como são construídas estas representações das relações de gênero entre Corisco e Dadá; Lampião e Maria Bonita nas referidas obras. As análises mostraram que existem quebras nos padrões patriarcais e machistas vivenciadas no contexto da época destas histórias, décadas de 1920 e 1930, em produções realizadas na década em 1990, no chamado “Cinema da Retomada”. Além disso, buscou-se avaliar como as identidades destes personagens foram construídas nos filmes. Para tanto, este estudo lançou mão dos estudos feministas, embasado principalmente nas discussões sobre patriarcado e gênero; e da teoria das representações sociais. Assim, foi possível concluir que o cinema nacional é uma ferramenta de diminuição das tensões referentes aos papéis e relações de gênero, possibilitando a aparição de outras linhas de representações e construções de identidades dos seus personagens. Nas películas que serviram de corpus deste estudo, vemos os cangaceiros e cangaceiras também como homens e mulheres, constituídos de sentimentos como afeto, amizade, companheirismo. Podemos enxergar estas personalidades sem as armaduras de guerreiros, visualizar os seres humanos por debaixo dos bornais e armas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPESB | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | cinema nacional | pt_BR |
dc.subject | gênero | pt_BR |
dc.subject | cangaço | pt_BR |
dc.subject | patriarcado | pt_BR |
dc.subject | representação | pt_BR |
dc.title | Na trilha do cangaço: as representações das relações de gênero nos filmes 'Corisco e Dadá' e 'Baile perfumado' | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGNEIM)
|