Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5957
Tipo: Dissertação
Título: Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo
Autor(es): Aneas, Tatiana Guenaga
Autor(es): Aneas, Tatiana Guenaga
Abstract: Esta dissertação trata da análise de filmes publicitários, a partir de uma perspectiva de análise interna baseada sobretudo na Poética do Filme. Parte-se do pressuposto de que todo filme publicitário possui duas dimensões fundamentais: uma necessária dimensão promocional, e um estrato propriamente fílmico que geralmente está a serviço dos objetivos promocionais do filme. A partir disso, busca-se compreender como ocorre a acomodação destas duas dimensões, com base na análise de um corpus composto por doze peças de publicidade audiovisual. É proposta uma categorização a partir da observação de dois padrões poéticos recorrentes: o primeiro grupo de filmes investe na produção de estados de ânimo uniformes; e o segundo grupo tende a produzir estados de ânimo desuniformes. Por fim, conclui-se sobre a necessidade metodológica de abordar este tipo de objeto com um olhar focado na relação entre as duas dimensões fundamentais defendidas a princípio.
Palavras-chave: Publicidade
Filme publicitário
Comercial
Poética do Filme
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5957
Data do documento: 24-Mai-2012
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TatianaAneas.pdf733,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.