Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5749
Tipo: Outros
Título: Interrupção dos estudos e a relação com o saber nos bacharelados interdisciplinares da UFBA
Autor(es): Sampaio, Sônia Maria Rocha
Autor(es): Sampaio, Sônia Maria Rocha
Abstract: No quadro da reforma universitária em curso no Brasil, a entrada recente de estudantes em cursos com nova arquitetura curricular na Universidade Federal da Bahia, os Bacharelados Interdisciplinares, oferece um panorama novo e instigante para o desenvolvimento de estudos, que privilegiem a escuta dos atores sobre as circunstâncias que cercam suas vidas como estudantes de uma universidade pública. Esse cenário exige o repensar fenômenos como o da interrupção dos estudos que atinge também a educação superior brasileira e, mesmo em menor escala, também esses novos cursos interdisciplinares. Esse projeto quer identificar as circunstâncias que cercam o abandono dos estudos, ao longo do primeiro ano, e o perfil dessa população de universitários. Tem-se, como hipótese de trabalho, que a saída da universidade sem um diploma, se dá pela fragilidade da relação com o saber estabelecida pelo estudante que evade, situando-se, portanto, o problema, no domínio do desenvolvimento de competências cognitivas ligadas ao ato de aprender. A compreensão da qualidade e da natureza da conexão estabelecida pelos estudantes com o saber acadêmico se reveste de importância central na medida em que pode servir para desenhar ambientes que promovam a afiliação institucional e intelectual dos novos atores da educação: os estudantes de origem popular e aqueles que partilham seu tempo entre estudo e trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5749
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Outros (IHAC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.