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dc.contributor.authorCampbell, Patrick George Warburton-
dc.creatorCampbell, Patrick George Warburton-
dc.date.accessioned2012-04-19T15:12:33Z-
dc.date.available2012-04-19T15:12:33Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5668-
dc.descriptionp.70-93pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é explorar como o conceito do subalterno sem fala de Gayatri Chakravorty Spivak questiona /é questionado pelo espetáculo Os Sertões (2002-2007) do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. Enquanto a delineação marxista do subalterno desenvolvida por Spivak mantém este num abraço binário com o privilegiado Sujeito da Europa, Os Sertões apresenta-nos com uma rede interligada de três sujeito-efeitos, na qual o Trans-Homem (o artista militante pós-colonial) transcende sua condição de Homem (o sujeito castrado do neocolonialismo) ao infundir seu discurso com a ebulição rítmica do Pré-Homem (o substrato subalterno da sociedade brasileira). O Oficina articula esta subjetividade híbrida, conflituosa e processual no palco ao retornar à cena primal da concepção do Brasil, revelando um tropo diferenciado potencialmente articulando a subjetividade e a representabilidade no Brasil; o estupro-como-grama. É esse fio de DNA textual, esse eterno retorno da violência sexual, disciplinar e epistêmica que aparece em cena, articulando a subjetividade brasileira. Porém, ao antropofagicamente cooptar essa herança trágica no palco ao realçar a diferência contra-hegemônica das manifestações culturais e sagradas do subalterno que desde sempre espaçam o texto (pós) colonial, a companhia subverte uma narrativa histórica de perda e privação, transformando-a em um rito de passagem rítmico e libidinoso cujo vitalidade transcende as limitações do falogocentrismo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectO Teat(r)o Oficina Uzyna Uzonapt_BR
dc.subjectOs Sertõespt_BR
dc.subjectGayatri Chakravorty Spivakpt_BR
dc.subjectO subalternopt_BR
dc.titleSubjetividade processual pós-colonial em os sertões do oficinapt_BR
dc.title.alternativeRepertório teatro & dançapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv. 14, n. 16pt_BR
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