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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5668
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Campbell, Patrick George Warburton | - |
dc.creator | Campbell, Patrick George Warburton | - |
dc.date.accessioned | 2012-04-19T15:12:33Z | - |
dc.date.available | 2012-04-19T15:12:33Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5668 | - |
dc.description | p.70-93 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é explorar como o conceito do subalterno sem fala de Gayatri Chakravorty Spivak questiona /é questionado pelo espetáculo Os Sertões (2002-2007) do Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona. Enquanto a delineação marxista do subalterno desenvolvida por Spivak mantém este num abraço binário com o privilegiado Sujeito da Europa, Os Sertões apresenta-nos com uma rede interligada de três sujeito-efeitos, na qual o Trans-Homem (o artista militante pós-colonial) transcende sua condição de Homem (o sujeito castrado do neocolonialismo) ao infundir seu discurso com a ebulição rítmica do Pré-Homem (o substrato subalterno da sociedade brasileira). O Oficina articula esta subjetividade híbrida, conflituosa e processual no palco ao retornar à cena primal da concepção do Brasil, revelando um tropo diferenciado potencialmente articulando a subjetividade e a representabilidade no Brasil; o estupro-como-grama. É esse fio de DNA textual, esse eterno retorno da violência sexual, disciplinar e epistêmica que aparece em cena, articulando a subjetividade brasileira. Porém, ao antropofagicamente cooptar essa herança trágica no palco ao realçar a diferência contra-hegemônica das manifestações culturais e sagradas do subalterno que desde sempre espaçam o texto (pós) colonial, a companhia subverte uma narrativa histórica de perda e privação, transformando-a em um rito de passagem rítmico e libidinoso cujo vitalidade transcende as limitações do falogocentrismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | O Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona | pt_BR |
dc.subject | Os Sertões | pt_BR |
dc.subject | Gayatri Chakravorty Spivak | pt_BR |
dc.subject | O subalterno | pt_BR |
dc.title | Subjetividade processual pós-colonial em os sertões do oficina | pt_BR |
dc.title.alternative | Repertório teatro & dança | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 14, n. 16 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Teatro) |
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