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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5143
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Habilidades sociais de estudantes de Psicologia: um estudo multicêntrico
Título(s) alternativo(s): Psicologia: Reflexão e Crítica
Autor(es): Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
Del Prette, Almir
Barreto, Maria Cecília Mendes
Bandeira, Marina
Rios-Saldaña, Maria Refugio
Ulian, Ana Lucia Alcântara Oliveira
Gerk-Carneiro, Eliane
Falcone, Eliane Mary de O.
Villa, Miriam Bratfisch
Autor(es): Del Prette, Zilda Aparecida Pereira
Del Prette, Almir
Barreto, Maria Cecília Mendes
Bandeira, Marina
Rios-Saldaña, Maria Refugio
Ulian, Ana Lucia Alcântara Oliveira
Gerk-Carneiro, Eliane
Falcone, Eliane Mary de O.
Villa, Miriam Bratfisch
Abstract: Habilidades sociais que ocorrem com alta freqüência e pouca variabilidade podem ser consideradas como padrões, sugerindo características da cultura ou subcultura que são importantes na seleção de instrumentos de avaliação e no planejamento de intervenções. Este trabalho buscou caracterizar o repertório de habilidades sociais de estudantes de Psicologia com base em amostras de 4 localidades: São Paulo (SP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ), verificando diferenças entre elas, inclusive em termos da influência do sexo e idade. Quinhentos e sessenta e quatro estudantes responderam 1 inventário de auto-relato IHS- Del-Prette & A. Del Prette, 2001, cujos itens agrupavam-se em 5 fatores: F1) enfrentamento e auto-afirmação; F2) expressão de afeto positivo; F3) conversação e desenvoltura social; F4) auto-exposição a desconhecidos e situações novas; e F5) autocontrole da agressividade. Com base no escore geral (EG) e escores fatoriais (F1, F2, Fe, F4 e F5), foram efetuadas análises comparativas por localidade e, em cada uma delas, por sexo e idade (ANOVA seguida de teste t ou Scheffé). Os resultados indicaram que: a) os estudantes de Psicologia apresentaram escores mais altos que os da amostra normativa no EG, F1, F3 e F4 e inferiores no F2 e F5, mas as diferenças de sexo seguiram os padrões normativos; b) houve influência da localidade, sexo e idade sobre os escores, com interação local-sexo e local-idade; c) as amostra de MG, BA, RJ e SP apresentaram perfil semelhante para F3 e F4, mas RJ apresentou escores mais altos no F1, MG e SP no F2 e F5; d) houve mais diferenças de gênero na BA e menos no RJ; e) as diferenças de idade ocorreram no F4 (favoráveis aos mais novos para SP) e no F5 (favoráveis aos mais velhos para BA e RJ). Discute-se as diferenças e semelhanças encontradas, levantando-se hipóteses e questões para pesquisa adicionais.
Palavras-chave: Habilidades sociais
cultura
estudantes de Psicologia
escalas de avaliação
Social skills
culture
Psychology undergraduates
evaluation scales
Editora / Evento / Instituição: Psicologia: Reflexão e Crítica
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5143
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IPS)

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