Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5003
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : A consciência na obra de L. S. Vigotski: análise do conceito e implicações para a psicologia e a educação
Otros títulos : Psicologia Escolar e Educacional
Autor : Lordelo, Lia da Rocha
Tenório, Robinson Moreira
metadata.dc.creator: Lordelo, Lia da Rocha
Tenório, Robinson Moreira
Resumen : O objetivo deste artigo teórico é analisar o conceito de consciência na obra de L. S. Vigotski. Partimos dos pressupostos de que Vigotski não só via o conceito de consciência como central em suas reflexões filosófico-metodológicas e em sua proposta de psicologia, como possuía, além das importantes contribuições dentro da Psicologia do Desenvolvimento e dos processos de aprendizagem, um valor fundamental enquanto pensador da Psicologia como ciência. Primeiramente, dedicamo-nos à transformação do conceito, desde um viés reflexológico até um caráter mais semiótico. A seguir, analisamos uma metáfora utilizada por Vigotski em um de seus textos, em que compara a consciência a um objeto refletido num espelho e faz uma analogia entre este processo e a ciência psicológica, seus pressupostos epistemológicos e metodológicos de investigação. Finalmente, a partir dessas reflexões, concluímos com a discussão de alguns possíveis impactos do estudo do conceito vigotskiano de consciência na Psicologia e na Educação.
Palabras clave : Vygotsky
Consciência
Psicologia
Conscience
Psychology
Editorial : Psicologia Escolar e Educacional
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5003
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GGGGGGGGG.pdf552,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.