https://repositorio.ufba.br/handle/ri/4903
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Versão abreviada do WISC-III: correlação entre QI estimado e QI total em crianças brasileiras |
Título(s) alternativo(s): | Psicologia: Teoria e Pesquisa |
Autor(es): | Mello, Claúdia Berlim de Argollo, Nayara Silva Shayer, Beatriz P. M. Abreu, José Neander Silva Godinho, Kátya Durán, Paula Vargem, Fernanda Muszkat, Mauro Miranda, Mônica Carolina Bueno, Orlando Francisco Amodeo |
Autor(es): | Mello, Claúdia Berlim de Argollo, Nayara Silva Shayer, Beatriz P. M. Abreu, José Neander Silva Godinho, Kátya Durán, Paula Vargem, Fernanda Muszkat, Mauro Miranda, Mônica Carolina Bueno, Orlando Francisco Amodeo |
Abstract: | Com o objetivo de correlacionar o QI Estimado com o QI Total, quatro bancos de dados do WISC III de 207 crianças foram associados: 1) crianças com desenvolvimento típico; 2) crianças com diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; 3) crianças referenciadas por dificuldades de aprendizagem em consultório particular; e 4) crianças com sequela neurológica avaliadas em ambulatório universitário. Os dados do QI total foram correlacionados aos do QI estimado, correspondentes à soma dos pontos ponderados dos subtestes Vocabulário e Cubos. Os resultados sugerem que o QI Estimado pode ser adotado quando há restrição de tempo e quando o desempenho intelectual está sendo usado como triagem em pesquisa, ou como ponto de referência dentro de uma avaliação neuropsicológica. |
Palavras-chave: | Crianças, WISC III, QI estimado, QI Total |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4903 |
Data do documento: | 2011 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Medicina) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
a02v27n2.pdf | 401,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.