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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/4863
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Preditores do retardo de crescimento linear em pré-escolares: uma abordagem multinível |
Otros títulos : | Cadernos de Saúde Pública |
Autor : | Oliveira, Lucivalda Pereira Magalhães de Barreto, Mauricio Lima Assis, Ana Marlucia de Oliveira Braga Júnior, Antônio Carlos Ricardo Nunes, Maria de Fátima Fernandes Pussick Oliveira, Nelson Fernandes de Benício, Maria Helena D'Aquino Venâncio, Sônia Isoyama Saldiva, Silvia Regina Dias Medici Escuder, Maria Mercedes Loureiro |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Lucivalda Pereira Magalhães de Barreto, Mauricio Lima Assis, Ana Marlucia de Oliveira Braga Júnior, Antônio Carlos Ricardo Nunes, Maria de Fátima Fernandes Pussick Oliveira, Nelson Fernandes de Benício, Maria Helena D'Aquino Venâncio, Sônia Isoyama Saldiva, Silvia Regina Dias Medici Escuder, Maria Mercedes Loureiro |
Resumen : | Este estudo teve como objetivo identificar os determinantes do déficit de crescimento linear em crianças menores de cinco anos, utilizando modelagem multinível. Foi estudada uma amostra de 3.746 pré-escolares de 15 municípios brasileiros (dez do Estado da Bahia e cinco do Estado de São Paulo), construída em três estágios (municípios, domicílios e crianças). Os dados municipais foram obtidos do censo demográfico de 1991. Os dados referentes aos indivíduos e domicílios foram coletados entre 1999 e 2001, constando de questionários estruturados e medições de peso e altura das crianças. Para análise utilizou-se o programa MLwiN. No modelo multinível final observou-se que baixo IDH e inadequada assistência pré-natal, no nível dos municípios; baixas condições ambientais, econômicas e da escolaridade materna, no nível dos domicílios; o baixo peso ao nascer, esquema vacinal incompleto, história prévia de desnutrição e ausência do aleitamento ao peito, no nível das crianças, mostraram- se fortemente associados ao déficit do crescimento linear das crianças estudadas. A variabilidade total da desnutrição explicada pelo modelo foi de 27,4%, desta, 51,3%, 33% e 15,7% foram explicadas, respectivamente, pelas variáveis dos níveis da criança, do domicílio e do município. |
Palabras clave : | Crescimento e Desenvolvimento Desnutrição Pré-Escolar Growth and Development Malnutrition Preschool Child |
Editorial : | Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4863 |
Fecha de publicación : | mar-2007 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Nutrição) |
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