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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Responsabilidade social corporativa, hedonismo e relações de consumo: um estudo empírico na Bahia (2008)
Título(s) alternativo(s): RGSA – Revista de Gestão Social e Ambiental
Autor(es): Bruni, Adriano Leal
Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça
Paixão, Roberto Brazileiro
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Autor(es): Bruni, Adriano Leal
Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça
Paixão, Roberto Brazileiro
Carvalho Júnior, César Valentim de Oliveira
Abstract: Este trabalho buscou avaliar as conseqüências da prática ou não de Responsabilidade Social Corporativa, RSC, em aspectos específicos das relações de consumo, como intenção de compra, valor percebido, justiça de preço e benefício percebido. Adicionalmente, buscou avaliar se os efeitos da prática de RSC seriam potencializados em produtos de consumo hedonista. Elaborou-se experimento com 424 consumidores e os resultados obtidos atestaram que a prática de RSC contribuiu para o aumento do beneficio e do valor percebido, além de impactar positivamente no aumento da intenção de compra dos consumidores e da percepção de justiça de preço. A ausência de RSC produziu um impacto negativo ainda maior, reduzindo significativamente os atributos. Os efeitos foram substancialmente potencializados no produto hedonista. Concluiu-se que a adoção de práticas socialmente responsáveis pode representar uma forte vantagem competitiva, além de contribuir diretamente para a melhoria da sociedade.
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa
Hedonismo
Relações de Consumo
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/4727
Data do documento: 2009
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