Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43891
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Comparação do tempo de esvaziamento gástrico entre água de coco e líquidos claros utilizando ultrassonografia
Autor(es): Freitas, Raquel Sousa Lelis
Primeiro Orientador: Sousa, Diego Abel Leite
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Azi, Liana Maria Torres de Araújo
Resumo: Introdução: As diretrizes atuais recomendam a ingestão de líquidos claros até duas horas antes da anestesia devido à rápida taxa de esvaziamento gástrico desses líquidos, resultando em baixo risco de broncoaspiração, que é uma complicação rara, porém com alta morbimortalidade. Além disso, com o tempo abreviado de jejum, há redução da sensação de fome e sede no pré-operatório, melhora da ansiedade, melhora do estado de hidratação do paciente e redução de náuseas e vômitos pós-operatórios. Um líquido rico e muito disponível no Brasil é a água de coco, que, ao contrário dos líquidos claros, ainda não tem seu comportamento descrito na literatura, não estando listada entre esses. Objetivo: Contribuir para o melhor conhecimento sobre a segurança da ingestão de líquidos pré-operatórios, descrevendo o tempo de esvaziamento gástrico com água e coco e comparando-o ao da água potável. Métodos: Trata-se de estudo prospectivo, experimental, de amostra cruzada, com voluntários adultos, ASA 1 e 2. Os participantes foram divididos em grupos “estudo” (água de coco) e “controle” (água) havendo cruzamento das amostras entre as duas oportunidades de coletas de dados. Cada indivíduo era seu próprio controle. Para a análise de dados, foi utilizado o teste Wilcoxon para amostras pareadas para comparar os tempos entre água e água de coco. Adicionalmente, realizou-se análise de sobrevivência com curvas de Kaplan-Meier e teste Log-Rank. Foi considerado como significativo um valor de p<0,005. Resultados: Houve diferença significativa entre os tempos de esvaziamento da água de coco em comparação à água, com mediana de 120 minutos para o primeiro, versus 60 minutos para o segundo líquido (p = 0,0016). Conclusão: O uso da água de coco no contexto do jejum pré-operatório deve levar em consideração sua administração em um tempo maior do que o dos líquidos claros tradicionais.
Palavras-chave: Água de coco
Jejum
Ultrassonografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43891
Data do documento: 31-Jan-2026
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência Médica (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Anestesiologia (Raquel Sousa Lelis Freitas) (1).pdf614,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Aprovacao_-_Raquel_assinado.pdf461,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.