https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43725| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Paixão, organização e aprendizagem: um estudo de caso do Projeto Chapada |
| Autor(es): | Fajardini, Zélia Maria de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Davel, Eduardo Paes Barreto |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Fischer, Tânia Maria Diederichs |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Davel, Eduardo Paes Barreto |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Schommer, Paula Chies |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Maria Tereza Flores |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Fischer, Tânia Maria Diederichs |
| Resumo: | Este trabalho contribui com os estudos que enfocam o valor da paixão - compreendida neste contexto como um desejo intenso no saber e no fazer - para o entendimento dos processos de aprendizagem. A pesquisa tem como objetivo analisar a influência da paixão nesses processos, bem como examinar as diferentes formas pelas quais ela os fundamenta no âmbito das organizações. Como parte do projeto, examinou-se um contexto empírico que foi identificado como rico em aprendizagens sustentadas pela paixão. Trata-se do Projeto Chapada, que é coordenado por uma organização da sociedade civil de interesse público: o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), cuja missão é contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio do apoio, capacitação e formação complementar de educadores e do fortalecimento do ensino formal. Em nossas observações emergiram algumas dimensões sobre as contribuições da paixão ao aprendizado nas organizações: a conexão, o objetivo compartilhado e a estrutura. O estudo nos permitiu verificar que o contato, atraindo sujeitos com uma paixão em comum, propicia o desenvolvimento de estruturas que criam uma ambiência favorável ao contágio da paixão entre pessoas que estão ou estarão envolvidas na atividade. A compreensão do conhecimento como socioprático possibilita a necessária percepção e respeito à vitalidade das práticas e do aprendizado – um processo de conhecimento de si e do mundo, de si no mundo e com o mundo. Estes elementos são fundamentais para a ampliação da paixão. Vivenciar sua paixão leva então à ampliação dos diferentes aspectos da conexão e da busca para a consecução de objetivos comuns – o que gera e amplia competências e efetividade social. Emergiu como uma evidência deste trabalho a compreensão de que, embora o contato e o contágio sejam aspectos relevantes do modo como a paixão atua, eles não são, por si, suficientes. A paixão precisa de uma estrutura que lhe dê suporte e sustentação, que possibilite e que garanta a manutenção da conexão do indivíduo consigo próprio, com os outros, com as questões colocadas pelo tempo histórico em que está inserido e com o todo de que faz parte. |
| Abstract: | This thesis contributes with the studies that focus on passion's value to the understanding on the learning process. It is intended to examine passion influence on such process in an empiric context that was identified as being rich of learnings based on passion. This is the Projeto Chapada, a project coordinated by the Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), which is a civil society of public interest with the mission of enhancing basic and formal education through support, capacitation and complementary formation of educators. The comprehension of socio-practical knowledge ensures the necessary vitality of practices and learning, knowledge of the self and of the world, and of the self with the world. These elements are paramount to increase passion, conceived in this study as an intense desire on learning and doing. Living passion leads thus to amplifying diverse aspects of connection and the search in order to achieve common goals – generating and magnifying competences and social effectiveness. The study allows us to verify that contact, attracting individuals with a common passion, propitiates the development of structures that bring about a contagious passion among those who are or will eventually be involved in the activity. This research enlightens that, although contact and contagion are relevant aspects of the way in which passion takes effect, they are not, by themselves, sufficient. Passion needs a structure that provides support and maintenance, allowing and ensuring the connection of individuals with themselves and with others, with questions faced considering their historical time and with the entireness of which they are part. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem socioprática Gestão social Pathos Paixão Aprendizagem organizacional; Competência e efetividade social |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
| metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43725 |
| Data do documento: | 6-Fev-2009 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PDGS) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| ZELIA MARIA FAJARDINI_DISSERTAÇÃO.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
| Zélia Maria Fajardini Ata de Aprovação - Defesa Públia.jpg | Ata de Aprovação | 365,48 kB | JPEG | Visualizar/Abrir |
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