https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43713| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Encruzilhadas de um museu íntimo: afrografias da memória e fabulações críticas em fotos de família no Acervo da Laje, Subúrbio Ferroviário de Salvador |
| Título(s) alternativo(s): | Crossroads of an Intimate Museum: Afro-graphies of Memory and Critical Fabulations in Family Photographs from the Acervo da Laje, Suburban Railway Area of Salvador |
| Autor(es): | Miranda, Sasha Morbeck |
| Primeiro Orientador: | Britto, Clovis Carvalho |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Britto, Clóvis Carvalho |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, José Eduardo Ferreira |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo da |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Silva, Anna Paula da |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Silva, Rita de Cassia Maia da |
| Resumo: | Este trabalho investiga as interseções entre memória, fotografia e museologia, tendo como estudo de caso as interações com as fotopinturas e fotografias no Acervo da Laje, Subúrbio Ferroviário de Salvador. A partir de conceitos como afrografias e fabulação crítica, examina como fotografias familiares e práticas artísticas dialogam com a preservação de memórias e identidades periféricas. O conceito de afrografias de Leda Martins se desvela nas imagens fotográficas que refletem a identidade negra e os processos de apropriação e reinterpretação da memória na diáspora africana, enquanto a fabulação crítica, inspirada por Saidiya Hartman, oferece uma leitura de como as histórias invisibilizadas podem ser reimaginadas, questionando as narrativas dominantes e evidenciando narrativas silenciadas. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa, a partir de revisão de literatura, estudo de caso com uma abordagem autobiográfica e depoimentos, além da análise da coleção de fotopinturas do Acervo da Laje. O estudo explora, inicialmente, as transformações das fotopinturas, reveladas pelo Mestre Júlio Santos, e a forma como essas imagens integram memórias individuais e coletivas. Em seguida, discute o corpo como encruzilhada de memórias e a potência das fotopinturas como afrografias, analisando práticas narrativas que constroem identidades negras a partir de vivências no Subúrbio Ferroviário e do Acervo da Laje. Por fim, apresenta o papel das curadorias afetivas na valorização de histórias invisibilizadas, como exemplificado na exposição "Memórias para Dona Antônia", onde releituras artísticas de fotos de família ressignificam laços afetivos e comunitários. Essa pesquisa destaca a importância de práticas museológicas afrocentradas que reconhecem as periferias como espaços legítimos de produção cultural e memória, promovendo o protagonismo de pessoas historicamente marginalizadas. |
| Abstract: | This study investigates the intersections between memory, photography, and museology, focusing on interactions with photopaintings and photographs in the Acervo da Laje, a neighborhood in the Subúrbio Ferroviário of Salvador, Brazil. Drawing on concepts such as afrografias and critical fabulation, it examines how family photographs and artistic practices engage with the preservation of peripheral memories and identities. Leda Martins’ concept of afrografias reveals photographic images that reflect Black identity and the processes of appropriation and reinterpretation of memory within the African diaspora, while critical fabulation, inspired by Saidiya Hartman, offers a reading of how invisible histories can be reimagined, challenging dominant narratives and highlighting silenced stories. The research adopts a qualitative methodology, including literature review, a case study with autobiographical approach and testimonials, as well as an analysis of the photopainting collection from the Acervo da Laje. Initially, the study explores the transformations of the photopaintings as revealed by Mestre Júlio Santos, and how these images integrate individual and collective memories. Next, it discusses the body as a crossroads of memories and the power of photopaintings as afrografias, analyzing narrative practices that build Black identities based on experiences in the Subúrbio Ferroviário and the Acervo da Laje. Finally, it presents the role of affective curatorships in valuing invisible histories, exemplified by the exhibition “Memórias para Dona Antônia,” where artistic reinterpretations of family photos re-signify affective and community ties. This research highlights the importance of Afrocentric museological practices that recognize peripheries as legitimate spaces of cultural production and memory, promoting the protagonism of historically marginalized people. |
| Palavras-chave: | Memória Museologia Fotografia Afrografias Fotopintura Fabulação crítica Museu íntimo |
| CNPq: | Ciência social aplicada |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43713 |
| Data do documento: | 7-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Museologia (FFCH) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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