Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43706
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Letramento informacional para formação crítica no uso da informação por estudantes do ensino médio: desafios e potencialidades da biblioteca escolar
Título(s) alternativo(s): Information literacy for critical training in the use of information by high school students: challenges and potential of the school library
Autor(es): Guimarães, Jaquissom Aguiar
Carmo, Sandra Ramos
Santos, Bruna Bomfim Lessa dos
Resumo: Este artigo tem como proposta apresentar práticas de letramento informacional desenvolvidas pela biblioteca escolar com estudantes do Ensino Médio. Para tanto, buscou-se conceituar o termo “letramento informacional” e sua relação com o ‘letramento educacional’, a fim de identificar os desafios e as possibilidades encontradas pelas escolas e bibliotecas no processo pedagógico, no que diz respeito ao uso da informação. A discussão está fundamentada na literatura especializada nos campos de estudo da Biblioteconomia e da Pedagogia. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura, a partir da análise de artigos recuperados na Base Dados Referencial de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação. As análises mostraram que práticas de letramento informacional desenvolvidas, a partir da parceria biblioteca e escola, por exemplo, oficinas, palestras, pesquisa orientada, sites educativos, entre outras ações, são fundamentais para a formação de estudantes competentes no uso crítico da informação.
Abstract: The purpose of this article is to present information literacy practices developed by the school library with high school students. To this end, we sought to conceptualize the term "information literacy" and its relationship with "educational literacy", in order to identify the challenges and possibilities encountered by schools and libraries in the pedagogical process, with regard to the use of information. The discussion is based on specialized literature in the fields of Library Science and Pedagogy. The methodology used was a systematic literature review, based on an analysis of articles retrieved from the Reference Database of Articles and Journals in Information Science. The analysis showed that information literacy practices developed through a library and school partnership, such as workshops, lectures, guided research and educational websites, among other actions, are fundamental for training students who are competent in the critical use of information.
Palavras-chave: Letramento informacional
Biblioteca escolar
Revisão sistemática
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: GUIMARÃES, Jaquissom Aguiar; CARMO, Sandra Ramos; SANTOS, Bruna Bomfim Lessa dos. Letramento informacional para formação crítica no uso da informação por estudantes do ensino médio: desafios e potencialidades da biblioteca escolar. BiblioCanto, Natal, v. 10, n. 1, p. 48–73, 2024. DOI: 10.21680/2447-7842.2024v10n1ID36807. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/36807. Acesso em:
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.21680/2447-7842.2024v10n1ID36807
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43706
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD) - Biblioteconomia (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
[2025] - GUIMARÃES; CARMEN; SANTOS - Letramento informacional.pdf300,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.