https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43690| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Iniciação ao Oboé: aspectos pedagógicos e proposta de ensino |
| Título(s) alternativo(s): | Initiation to the oboe: pedagogical aspects and teaching proposal |
| Autor(es): | Matias de Oliveira, Mariana Herwans |
| Primeiro Orientador: | Konopleva, Ekaterina |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Benjamim Barbosa, Roberta |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Gonçalves Santos, Elisama da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Mota, Lucius Batista |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Barbosa, Roberta Benjamim |
| Resumo: | Este trabalho apresenta-se como requisito para a obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Universidade Federal da Bahia e possui como objetivo geral construir uma proposta de ensino do oboé nos estágios iniciais da formação do instrumentista. Quanto aos objetivos específicos, estes são: a) refletir sobre as etapas importantes da trajetória musical da autora, abordando sua experiência profissional como musicista e docente; b) discorrer sobre a vivência no programa PPGPROM; c) apresentar o Artigo Acadêmico intitulado “Iniciação ao oboé no Nordeste do Brasil: aspectos pedagógicos relevantes”; d) apresentar o Produto Final do PPGPROM – o material didático “Descobrindo o oboé: Caderno de ensino para as primeiras aulas de oboé”. Desta forma, busca-se responder a questão-problema da pesquisa: Como promover a iniciação do oboé de acordo com as demandas da educação musical contemporânea? A justificativa pelo tema se baseia nas experiencias laborais da autora, que atua como oboísta e educadora desde 2018, enfrentando vários desafios no ensino do instrumento. A discussão sobre o ensino do oboé é essencial para ampliar os horizontes da pesquisa no âmbito acadêmico, promovendo um diálogo entre a realidade educacional e cultural brasileira. Do ponto de vista social, este trabalho se justifica por beneficiar diretamente aos estudantes e professores que atuam nos projetos musicais em comunidades com recursos pedagógicos e técnicos limitados. A metodologia assenta-se nos fundamentos da pesquisa qualitativa, e no método bibliográfico, quanto ao seu procedimento. No tocante à fundamentação teórica, esta pesquisa foi amparada em: Mota (2017); Domingues (2017); Nascimento (2022); Pineda (2003); Ribeiro (2021); Schaeferdiek (2009), e Schultz (2017), entre outros. Como resultado, foi desenvolvida uma proposta de atividades pedagógicas, voltadas para aulas individuais e coletivas de oboé, apresentada em formato do Caderno de ensino, alinhado ao Plano de Curso. Assim, o presente trabalho busca oferecer uma contribuição na área de ensino de música e incentivar as futuras pesquisas afins, visando uma compreensão mais ampla e acessível do universo de oboé. |
| Abstract: | This work is presented as a requirement for obtaining a Master´s Degree from the Professional Postgraduate Program in Music (PPGPROM) of the Federal University of Bahia and has its general objective to construct a proposal for teaching the oboe in the initial stages of training. As for the specific objectives, these are: a) to reflect on the important stages of the author's life, addressing her professional experience as a musician and teacher; b) to discuss the experience at the PPGPROM; c) to present the Academic Article entitled “Introduction to the Oboe in Northeast Brazil: Relevant Pedagogical Aspects”; d) to present the Final Product of the PPGPROM – the didactic material “Discovering the Oboe: Teaching Notebook for the First Oboe Lessons”. In this way, we seek to answer the research question-problem: How to promote the initiation of the oboe according to the demands of contemporary music education? The justification for the theme is based on the personal experiences of the author, who has worked as an oboist and educator since 2018, facing several challenges. The discussion about oboe teaching is essential to broaden the horizons of research in the academic field, promoting a dialogue between Brazilian educational and cultural reality. From a social point of view, this work is justified by directly benefiting students and teachers who work on musical projects in communities with limited pedagogical and technical resources. The methodology is based on the foundations of qualitative research, and on the bibliographic method, as to its procedure. Regarding the theoretical foundation, this research was based on: Mota (2017); Domingues (2017); Nascimento (2022); Pineda (2003); Ribeiro (2021); Schaeferdiek (2009), and Schultz (2017), among others. As a result, a proposal of pedagogical activities for individual and group oboe lessons was developed, presented in the format of a Teaching Notebook, aligned with the Course Plan. Thus, this work seeks to offer a contribution to the area of music teaching and encourage future related research, promoting a broader and more accessible understanding of the universe of oboe. |
| Palavras-chave: | Ensino de música Aspectos pedagógicos Iniciação ao oboé Oboe teaching at the beginner level |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43690 |
| Data do documento: | 18-Dez-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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