https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43674| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Voltaire Fraga: “como se fosse um amador” |
| Título(s) alternativo(s): | Voltaire Fraga: "as though he werw an amateur" |
| Autor(es): | Moraes, Tainá |
| Primeiro Orientador: | Freire, Luiz Alberto Ribeiro |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Freire, Luiz Alberto Ribeiro |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Fath, Telma Cristina Damasceno Silva |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Drummond, Washington |
| Resumo: | A pesquisa dedica-se a investigar a obra do fotógrafo baiano Voltaire Fraga, que atuou em Salvador entre 1930 e 1977. Nosso recorte acompanha na década de 1940 –– em especial nos marcantes e controversos anos do Estado Novo ––, quando, atuando a partir do interior do aparelho estatal, ele inicia sua atuação profissional e realiza parte decisiva de sua obra. Pioneiro de uma linguagem modernista na fotografia e atento às paisagens e ritmos da cidade, Fraga compôs um vasto inventário visual dos objetos, da cultura, dos costumes, dos personagens e das paisagens que compunham a vida urbana na capital da Bahia naquele período. Suas séries incluem a documentação minuciosa das reformas promovidas pela gestão de Durval Neves da Rocha (1938–1942), a segunda grande onda de modernização local. Ao reunir e interpretar sua obra, a pesquisa mostra como sua obra ajudou a fixar a memória de um período que redesenhou a Salvador que hoje conhecemos. |
| Abstract: | This dissertation is dedicated to the work of the Bahian photographer Voltaire Fraga, active in Salvador between 1930 and 1977. The study focuses on the 1940s –– particularly during the remarkable and controversial years of the Estado Novo –– when, working within the state apparatus, he began his professional career and produced some of the most substantial parts of his oeuvre. A pioneer of modernist language in photography and attentive to the city’s landscapes and rhythms, Fraga composed a vast visual inventory of the objects, culture, customs, characters, and landscapes that shaped urban life in Bahia’s capital during that period. His series include a detailed documentation of the reforms promoted by the administration of Durval Neves da Rocha (1938–1942), the second major wave of local modernization. By gathering and interpreting his work, this research shows how Fraga’s photography contributed to preserving the memory of a period that reshaped the Salvador we know today. |
| Palavras-chave: | Voltaire Fraga Fotografia Salvador Modernismo Estado Novo. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43674 |
| Data do documento: | 15-Abr-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV ) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| voltaire fraga dissertação tainá moraes.pdf | Voltaire Fraga: "Como se fosse um amador" - Dissertação Tainá Moraes | 33,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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