Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Robson Silva-
dc.date.accessioned2025-12-12T13:23:59Z-
dc.date.available2025-12-12T13:23:59Z-
dc.date.issued2025-10-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43661-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the transformations of contemporary Brazilian circus, positing that the relationship between the artist and the audience serves as a fundamental axis structuring different logics of production. It is argued that the circus field in Brazil is organized into two distinct and complementary ecosystems: the Popular Circus (Circo Popular), heir to the modern circus, and the Expanded Circus (Circo Expandido), which has emerged in recent decades. The Popular Circus, whose business model is based on box office revenue, is guided by the objective of "pleasing" a broad and heterogeneous audience. This results in an aesthetic aimed at broad access, grounded in the spectacular and the grotesque, and in a mobile structure. In contrast, the Expanded Circus, sustained primarily by public grants and funding policies, is led by artists with a different sociocultural profile who expand the objective of "pleasing" by seeking to "connect" with a segmented audience. This pursuit results in a poetics of singularity, aligned with contemporary art, which values formal research, hybridization, and authorship. Based on a literature review and interviews with artists, the research demonstrates how the relationship with the audience relates not only to aesthetic choices but also to funding models, the artists' profiles, and training dynamics, revealing that the tensions and challenges of the current circus reflect the coexistence of these two complex and coherent systems.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectCirco Popularpt_BR
dc.subjectCirco expandidopt_BR
dc.subjectRelação artista-espectadorpt_BR
dc.subjectEstética Circensept_BR
dc.subject.otherCircuspt_BR
dc.subject.otherpopular circuspt_BR
dc.subject.otherexpanded circuspt_BR
dc.subject.otherartist-audience relationshippt_BR
dc.subject.othercircus aestheticspt_BR
dc.title“CADÊ O CIRCO?”, “CADÊ OS PALHAÇOS?”: AS ALTERAÇÕES DO CIRCO POPULAR AO CIRCO EXPANDIDO A PARTIR DA RELAÇÃO COM O ESPECTADORpt_BR
dc.title.alternative"WHERE IS THE CIRCUS?", "WHERE ARE THE CLOWNS?": THE CHANGES FROM POPULAR CIRCUS TO EXPANDED CIRCUS BASED ON THE RELATIONSHIP WITH THE SPECTATORpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::TEORIA DA ARTEpt_BR
dc.contributor.advisor1Vilhena, Deolinda Catarina França de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0999740637461083pt_BR
dc.contributor.referee1Gallo, Fabio Dal-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8184463550898041pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Reginaldo Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1540260474452907pt_BR
dc.contributor.referee3Vilhena, Deolinda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9527827740008357pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as transformações do circo brasileiro contemporâneo, partindo da hipótese de que a relação entre artista e espectador é um eixo fundamental que estrutura as diferentes lógicas de produção. Argumenta-se que o campo circense no Brasil se organiza em dois ecossistemas distintos e complementares: o Circo Popular, herdeiro direto do circo moderno, e o Circo Expandido, surgido nas últimas décadas. O Circo Popular, cujo modelo de negócio se baseia na bilheteria, orienta-se pelo objetivo de "agradar" a um público amplo e heterogêneo, o que resulta em uma estética que visa o amplo acesso, pautada no espetacular e no grotesco, e em uma estrutura móvel. Em contrapartida, o Circo Expandido, sustentado majoritariamente por editais e políticas de fomento, é protagonizado por artistas com outro perfil sociocultural que expandem o objetivo de "agradar" pela busca de "se conectar" a um público segmentado. Essa busca resulta em uma poética da singularidade, alinhada à arte contemporânea, que valoriza a pesquisa de linguagem, a hibridização e a autoria. Com base em revisão bibliográfica e entrevistas com artistas, a pesquisa demonstra como a relação com o público se relaciona não apenas com as escolhas estéticas, mas também com os modelos de financiamento, com o perfil dos artistas e com as dinâmicas de formação, revelando que as tensões e os desafios do circo atual refletem a coexistência desses dois complexos e coerentes sistemas.pt_BR
dc.publisher.departmentEDUFBApt_BR
dc.type.degreeMestrado Acadêmicopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Publicação - Circo popular e circo expandido - Robson Silva Santos.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.