Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43638
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Carcinoma de paratireoide: um relato de caso
Autor(es): Menezes Neta, Terezinha de Jesus Ribeiro
Primeiro Orientador: Luz, Mariana
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Nélia Claudia Neri
metadata.dc.contributor.referee2: Rocha, Paulo
metadata.dc.contributor.referee3: Santana, Ana Paula
metadata.dc.contributor.referee4: Luz, Mariana
Resumo: A hipercalcemia é um distúrbio hidroeletrolítico comumente visto na prática clínica. Apesar de raro e pouco estudado, tal distúrbio também é visto como causa de pancreatite aguda e crônica. Dentre as etiologias já estudadas, têm-se o hiperparatireoidismo primário, tendo o adenoma, a hiperplasia e o carcinoma de paratireoide como principais causas. O carcinoma de paratireoide é uma neoplasia rara, responsável por menos de 1% dos casos de hiperparatireoidismo primário. Caracteriza-se por um curso clínico insidioso e inespecífico, o que dificulta o seu diagnóstico precoce. Em se tratando de achados laboratoriais, é comum apresentar níveis séricos elevados de cálcio (hipercalcemia), além de elevação dos níveis séricos de paratormônio (PTH), configurando, assim, o hiperparatireoidismo primário. O diagnóstico laboratorial não é específico e conclusivo para tal patologia, bem como o diagnóstico exclusivamente por exames de imagem isolados, em virtude de sua baixa acurácica em se tratando da diferenciação entre as causas benignas e malignas de hiperparatireoidismo primário, principalmente o adenoma e o carcinoma. A ressecção cirúrgica da(s) glândula(s) afetada(s), e de outras estruturas envolvidas, é a terapia considerada de primeira linha e utilizada, além de fins terapêuticos, para fins diagnósticos, através do estudo histopatológico. Este relato descreve o caso de um paciente do sexo feminino, 53 anos, com manifestações clínicas sugestivas de pancreatite, com confirmação de pancreatite crônica com calcificações, tendo como etiologia a hipercalcemia decorrente do hiperparatireoidismo em virtude de carcinoma de paratireoide. Em virtude do carcinoma de paratireoide ser uma doença rara, após aplicação de termo de consentimento livre e esclarecido, surgiu tal relato de caso, a fim de ampliar os estudos e colaborar para que novos diagnósticos sejam realizados.
Palavras-chave: Carcinoma de paratireoide
Hiperparatireoidismo primário
Hipercalcemia
Pancreatite
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::ENDOCRINOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43638
Data do documento: 28-Ago-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Programa de Residência Médica (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - carcinoma de paratireoide - Terezinha Menezes Neta.pdf867,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Doc TCC.pdf283,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.