Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43609
Tipo: Dissertação
Título: Juventude negra e performance da negritude: etnografia das batalhas de MCs em Salvador
Autor(es): Pereira, Diego Henrique
Primeiro Orientador: Soares, Maria Andrea dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ana Lúcia Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosilene Cássia de Alencar
metadata.dc.contributor.referee3: Soares, Maria Andrea dos Santos
Resumo: Esta dissertação investiga as Batalhas de MCs em Salvador como espaços de letramento racial crítico e de performance da negritude por parte da juventude negra soteropolitana. A pesquisa busca compreender como esses jovens produzem, negociam e circulam signos de negritude, gênero e sexualidade nesses encontros culturais. O aporte teórico mobiliza as formulações de Aparecida de Jesus Ferreira sobre letramento racial crítico, o conceito de letramentos de reexistência de Ana Lúcia Silva Souza e a ideia de movimento negro educador de Nilma Lino Gomes. Dialoga ainda com o campo dos estudos da performance negra, especialmente as contribuições de Leda Maria Martins, através das noções de oralitura, performance do tempo espiralar, encruzilhada e ancestralidade. As formulações de Osmundo Pinho sobre reafricanização e mundo negro, assim como os estudos de Samuel Floyd Jr. sobre música negra na diáspora, também orientaram as análises. A metodologia foi baseada em etnografia, com observação participante nas principais batalhas da cidade, como a Batalha da Lord, Brabas, Bruxas, Aruanda, 3º Round, CH e UFBA. Realizou-se mapeamento digital via redes sociais, análise de registros audiovisuais disponíveis no YouTube, transcrição e análise de rimas, além de entrevistas semi-estruturadas com MCs, jurades, organizadores e público. Os resultados apontam as Batalhas de MCs como espaços de disputa simbólica, negociação identitária e formação política, onde a rima improvisada atua como dispositivo central, mas articulado a outras formas expressivas como a moda, o corpo e a ocupação do espaço urbano. A análise evidenciou que o freestyle, enquanto prática performativa negra, articula historicidades, ancestralidades e processos de reafricanização, produzindo uma cena que ressignifica as condições sociais vividas pela juventude negra na cidade.
Abstract: This dissertation investigates the MC Battles in Salvador as spaces of critical racial literacy and performances of Blackness by Afro-Brazilian youth from Salvador. The research seeks to understand how these young people produce, negotiate, and circulate signs of Blackness, gender, and sexuality in these cultural encounters. The theoretical framework draws on Aparecida de Jesus Ferreira’s formulations on critical racial literacy, Ana Lúcia Silva Souza’s concept of literacies of re-existence, and Nilma Lino Gomes’ notion of the Black social movement as an educational agent. It also dialogues with the field of Black performance studies, especially Leda Maria Martins’ contributions, through the notions of oraliture, spiral time performance, crossroads, and ancestry. The works of Osmundo Pinho on re-Africanization and the Black world, as well as Samuel Floyd Jr.'s studies on Black music in the diaspora, also guided the analyses. The methodology was based on ethnography, with participant observation in major MC battles in the city, such as Batalha da Lord, Brabas, Bruxas, Aruanda, 3º Round, CH, and UFBA. Digital mapping through social media, analysis of audiovisual records available on YouTube, transcription and analysis of freestyle rhymes, and semi-structured interviews with MCs, judges, organizers, and audience members were conducted. The results indicate that the MC Battles are spaces of symbolic dispute, identity negotiation, and political formation, where freestyle rap acts as a central device, articulated with other expressive forms such as fashion, body language, and the occupation of urban space. The analysis highlighted that freestyle, as a Black performative practice, articulates historicities, ancestries, and re- Africanization processes, producing a scene that re-signifies the social conditions experienced by Black youth in the city.
Palavras-chave: Performance
Negritude
Batalhas
CNPq: CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::ANTROPÓLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43609
Data do documento: 7-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Diego H. Pereira.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.