Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43538
Tipo: Tese
Título: Ouro e prata a serviço do culto divino: o ofício de ourives e a produção de ourivesaria sacra na cidade do Salvador (1700-1815)
Título(s) alternativo(s): Gold and silver in the service of divine worship: the craft of goldsmiths and the production of sacred goldsmithing in the city of Salvador (1700–1815)
Autor(es): Silva, Edjane Cristina Rodrigues da
Primeiro Orientador: Freire, Luiz Alberto Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Brandão, Ângela
metadata.dc.contributor.referee2: Santiago, Camila Fernanda Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Sant'Anna, Sabrina Mara
metadata.dc.contributor.referee4: Midlej, Dilson Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee5: Freire, Luiz Alberto Ribeiro
Resumo: O processo de colonização dos territórios conquistados na América portuguesa esteve diretamente ligado à proposta de expansão da fé cristã e a imposição de valores culturais fortemente alicerçados nos preceitos do catolicismo. Nos primeiros anos de ocupação das terras brasileiras, a Igreja avançou a partir da evangelização das populações locais e da ocupação territorial, com a criação de colégios nos principais centros urbanos, da ereção de igrejas e conventos. Ao longo do século XVII, a cidade de Salvador organizou suas estruturas administrativas a partir da instalação e funcionamento da Câmara Municipal e da implantação das corporações de ofício. Dentre os grupos ligados às corporações, destaca-se a atuação dos oficiais ourives que, ao longo do processo de implantação da cristandade na colônia, foram os responsáveis pela manufatura de grande parte dos objetos destinados ao cerimonial litúrgico da Igreja Católica. No início do século XVIII, a organização e promulgação das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia procurou atender a necessidade de regulação das práticas religiosas na colônia, estimulando a devoção ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia e às práticas sacramentais, promovendo o aumento no número de paróquias e irmandades leigas na cidade, intensificando a produção dos objetos de ourivesaria sacra. Ao mesmo tempo que crescia a demanda por objetos litúrgicos, aumentava o controle e a fiscalização da produção dos ourives por parte da Metrópole, culminando na proibição do exercício desses oficiais na colônia entre os anos de 1766 e 1815. A presente tese examina a produção e o uso dos objetos de ourivesaria sacra católica na Cidade de Salvador, especialmente entre os anos de 1700 e 1815. Adotando uma análise formal desse corpus, procurou-se compreendê-los dentro do seu contexto histórico, econômico e social, tomando como base alguns pressupostos da história religiosa e da história da arte. Extrapolando os limites da análise estilística, artística, simbólica e estética, demonstrou-se as formas pelas quais o ofício dos ourives foi adaptado às especificidades da colônia portuguesa na América, suas estratégias de vida, sobrevivência e articulação, além de ter se mostrado claro que a crescente produção desses homens no período em tela deu-se pela organização das práticas religiosas, aumento expressivo de igrejas, ordens terceiras e irmandades na cidade, não se restringindo apenas a recente descoberta do ouro nas Gerais.
Abstract: The colonization process of the territories conquered in Portuguese America was directly linked to the expansion of the Christian faith and the imposition of cultural values deeply rooted in the precepts of Catholicism. In the early years of the occupation of Brazilian lands, the Church advanced through the evangelization of local populations and territorial consolidation, establishing colleges in major urban centers and erecting churches and convents. Throughout the 17th century, the city of Salvador structured its administrative framework through the establishment of the City Council and the implementation of craft guilds. Among the artisans associated with these guilds, goldsmiths played a prominent role. As Catholicism took root in the colony, these craftsmen were responsible for producing a significant portion of the liturgical objects used in ecclesiastical ceremonies. In the early 18th century, the organization and promulgation of the First Constitutions of the Archdiocese of Bahia aimed to regulate religious practices in the colony. These measures encouraged devotion to the Blessed Sacrament of the Eucharist and sacramental rites, fostering the proliferation of parishes and lay brotherhoods throughout the city. Consequently, the demand for sacred metalwork increased significantly. Simultaneously, metropolitan authorities intensified their oversight and control over goldsmithing activities, culminating in the prohibition of this trade in the colony between 1766 and 1815. This dissertation examines the production and use of Catholic sacred metalwork in the city of Salvador, particularly between 1700 and 1815. Through a formal analysis of this body of objects, it seeks to understand them within their historical, economic, and social contexts, drawing upon perspectives from religious history and art history. Going beyond purely stylistic, symbolic, and aesthetic interpretations, the study reveals how the craft of goldsmithing was adapted to the specificities of the Portuguese colony in the Americas. It explores the strategies of livelihood, survival, and social negotiation employed by these artisans, demonstrating that the significant increase in the production of sacred metalwork during this period was closely linked to the organization of religious practices and the notable expansion of churches, third orders, and confraternities in the city - factors that extended far beyond the recent gold discoveries in the region of Minas Gerais.
Palavras-chave: Arte Sacra
Brasil colonial
Catolicismo
Ourivesaria
Objetos litúrgicos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43538
Data do documento: Set- 4
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE VERSÃO FINAL - EDJANE CRISTINA RODRIGUES DA SILVA.pdf51,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.