https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43448| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O que pode um(a) analista do comportamento na escola? Uma revisão integrativa das contribuições da análise do comportamento para psicologia escolar |
| Título(s) alternativo(s): | What can a behavior analyst do in school? An integrative review of the contributions of behavior analysis to school psychology |
| Autor(es): | Telles, João Aragão |
| Primeiro Orientador: | Bichara, Ilka Dias |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Bichara, Ilka Dias |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lopes, Adriana Lourenço |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Fabrício de |
| Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo analisar as produções científicas brasileiras em Análise do Comportamento voltadas ao contexto escolar no período de 2014 a 2024, com vistas a identificar subsídios teóricos e práticos para a atuação de psicólogos(as) escolares. Fundamenta-se na constatação de que, embora a AC ofereça contribuições significativas à educação, sua presença no cotidiano da Psicologia Escolar ainda é tímida, muitas vezes prejudicada por interpretações equivocadas ou visões distorcidas dessa abordagem. A pesquisa adota o método da revisão integrativa da literatura, realizada nas plataformas SciELO, PePSIC, Portal CAPES e BDTD, com base em descritores combinando "Análise do Comportamento" e termos relacionados à educação básica. Foram incluídas produções brasileiras que abordassem práticas e dimensões escolares a partir da perspectiva analítico-comportamental, totalizando 60 trabalhos. Os resultados foram organizados tematicamente com o auxílio do software ATLAS.ti, permitindo a codificação e análise qualitativa dos dados. Os trabalhos selecionados agruparam-se nas seguintes atribuições do(a) psicólogo(a) escolar: Formação e desenvolvimento de equipes educacionais; Facilitação do processo de inclusão escolar e educação especial; Ações de promoção de desenvolvimento; Intervenções em processos de ensino-aprendizagem; Prevenção e combate à violências; Elaboração de projetos, currículos e políticas educacionais; Comunicação e integração família-escola; Articulação intersetorial; Orientação profissional. A discussão evidenciou que a Psicologia Escolar Comportamental se baseia na análise das relações funcionais dentro e fora da escola, planejando intervenções que visam promover certos comportamentos-alvo, ou reduzir comportamentos inadequados, através de modificações nos elementos que compõem as contingências do contexto escolar. Fica claro que esse modelo de atuação se edifica sobre práticas de natureza contextual, considerando os múltiplos fatores que compõem o cenário da escola, se distanciando de uma concepção clínica e individual da Psicologia Escolar. Conclui-se que a sistematização das produções em AC no campo educacional pode contribuir significativamente para a formação de psicólogas(os) escolares e para a ampliação do repertório técnico-científico aplicado à realidade das escolas brasileiras. Recomenda-se que os aportes da AC sejam incluídos de forma mais equitativa nas formações e práticas da Psicologia Escolar, superando estigmas históricos e reconhecendo sua potência enquanto abordagem científica voltada ao desenvolvimento de uma Educação de qualidade. |
| Abstract: | This dissertation aimed to analyze Brazilian scientific productions in Behavior Analysis related to the school context from 2014 to 2024, with the goal of identifying theoretical and practical contributions for the work of school psychologists. It is based on the observation that, although Behavior Analysis offers significant contributions to education, its presence in the daily practice of School Psychology remains limited, often hindered by misunderstandings or distorted views of this approach. The research adopts the method of integrative literature review, conducted on the SciELO, PePSIC, CAPES Portal, and BDTD platforms, using descriptors that combine "Behavior Analysis" with terms related to basic education. Brazilian works that addressed school practices and dimensions from a behavior-analytic perspective were included, totaling 60 studies. The results were thematically organized using ATLAS.ti software, allowing for coding and qualitative data analysis. The selected works were grouped into the following roles of the school psychologist: Training and development of educational teams; Facilitation of school inclusion and special education processes; Actions to promote development; Interventions in teaching-learning processes; Prevention and combating of violence; Design of educational projects, curricula, and policies; Family-school communication and integration; Intersectoral articulation; Career guidance. The discussion highlighted that Behavioral School Psychology is based on analyzing functional relationships within and outside the school, planning interventions aimed at promoting target behaviors or reducing inappropriate behaviors through changes in the elements that make up school context contingencies. It is clear that this model of practice is built upon context-based actions, taking into account the multiple factors that shape the school environment, distancing itself from a clinical and individual conception of School Psychology. It is concluded that systematizing Behavior Analysis productions in the educational field can significantly contribute to the training of school psychologists and the expansion of the technical-scientific repertoire applied to the reality of Brazilian schools. It is recommended that Behavior Analysis contributions be more equitably included in School Psychology training and practice, overcoming historical stigmas and recognizing its potential as a scientific approach aimed at the development of quality Education. |
| Palavras-chave: | Psicologia escolar Análise do comportamento Revisão integrativa |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Psicologia |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43448 |
| Data do documento: | 17-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPSI) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Dissertação (versão final) - João Telles.pdf | 49,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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