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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43395
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ngoma na mata é Terecô: Codó, a cidade dos terreiros
Other Titles: Ngoma in the Forest is Terecô: Codó, the City of the Temples
Ngoma en el Bosque es Terecô: Codó, la Ciudad de los Terreiros
Ngoma dans la Forêt est Terecô : Codó, la Ville des Terreiros
metadata.dc.creator: Alves, Francisco de Assis
metadata.dc.contributor.advisor1: Anjos, Rafael Sanzio Araújo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Antônio Alexandre Isidio
metadata.dc.contributor.referee2: Correia, Fabiana Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, Marcelo Nascimento Bernardo
metadata.dc.description.resumo: Para todos os lugares em que se levara forçadamente africanos dentro da diáspora, existiram processos de construção de liberdade no qual a sua humanidade fosse respeitada e um desses espaços são as afroreligiosidades mais especificamente o Terecô. Ngoma na Mata é Terecô: Codó, a Cidade Dos Terreiros, se debruça sobre o estudo de uma afroreligiosidade constituída e construída em solos maranhenses. Essa pesquisa traz informações desde os fatores que colocaram o africano em diáspora em um estado de MAAFA, até os principais locais que fizeram emergir uma religião ameríndia africana em diáspora, o próprio Terecô ou Tambor da Mata, já estudado por intelectuais como Ferretti(2001), Centryne (2015), Ribeiro(2020), Ahlert(2013), entre outros, no qual, legitimam, a sua anterioridade africana, proveniente de povo Banto trazidos ao Maranhão no final do século XVIII, e enviados para dentro dos sertões maranhenses em maior quantidade naquele respectivo período. Tendo em vista o mencionado acima, este trabalho busca em aspecto geral, compreender os fatores que possibilitaram emergir uma afroreligiosidade em território maranhense, assim como, propiciaram uma elevado contingente de terreiros de Terecô em Codó MA. Para além do objetivo principal destacado acima, estamos dispostos a conhecer diáspora e as estratégias de dominação de Yurugu, entender o povoamento do Maranhão até chegar em Codó, destacar a afroreligiosidade genuína de Codó identificando os circuitos do Terecô, ou seja, os espaços e os terreiros que mais movimentam a cidade, assim como, entender e conhecer quem foram os principais personagens que fizeram ser difundido uma religião codoense, por meio de uma abordagem qualitativa, que inclui revisão bibliográfica, análise documental, assim como, os recursos da geografia cultural. A dissertação, além de mapear a presença significativa dos terreiros, investiga como esses espaços religiosos impactam e transformam a paisagem de Codó, assim como, contribuem para a perpetuação dos saberes afrocodoenses. Esse estudo no faz entender que Codó é uma cidade onde se constrói uma afroreligiosidade profundamente enraizada no próprio processo de formação do território. Essa espiritualidade, expressa principalmente pelo Terecô, não é apenas parte da vida religiosa local, mas constitui um dos pilares da identidade codoense. A afroreligiosidade que ali se desenvolve carrega marcas vivas de uma ancestralidade negro-africana, que não só moldou a espiritualidade, mas também contribuiu para os alicerces culturais e sociais da cidade. Reconhecendo o Terecô como patrimônio cultural de Codó e como expressão legítima de um povo, torna-se urgente refletir sobre a necessidade de políticas públicas voltadas à preservação das casas de santo. Preservar esses espaços é também valorizar a história, proteger a memória coletiva e garantir que essa tradição continue viva para as futuras gerações, assim como, nos garante uma possibilidade de embate contra o racismo religioso.
Abstract: In all places where Africans were forcibly taken within the diaspora, processes of constructing freedom existed in which their humanity was respected, and one of these spaces is Afro-religiosity, specifically the Terecô. Ngoma na Mata é Terecô: Codó, a Cidade dos Terreiros focuses on the study of an Afro-religiosity constituted and developed on Maranhão soil. This research presents information ranging from the factors that placed Africans in diaspora into a state of MAAFA to the main locations that saw the emergence of an Amerindian-African religion in diaspora, namely Terecô or Tambor da Mata, already studied by scholars such as Ferretti (2001), Centryne (2015), Ribeiro (2020), Ahlert (2013), among others, who legitimize its African ancestry, especially from the Bantu people brought to Maranhão at the end of the 18th century and sent in greater numbers to the hinterlands of Maranhão during that period. Considering the above, this study aims generally to understand the factors that enabled the emergence of an Afro religiosity in Maranhão territory, as well as to explain the high concentration of Terecô terreiros in Codó-MA. Beyond this main objective, it also seeks to explore the diaspora and Yurugu’s strategies of domination, to understand the settlement process of Maranhão up to Codó, to highlight the genuine Afro-religiosity of Codó by identifying the circuits of Terecô — that is, the spaces and terreiros that most move the city — as well as to understand and recognize the main figures who contributed to the diffusion of this Codoense religion. This is done through a qualitative approach, including bibliographic review, documentary analysis, and cultural geography resources. The dissertation not only maps the significant presence of the terreiros but also investigates how these religious spaces impact and transform the landscape of Codó, contributing to the perpetuation of Afro-Codoense knowledge. This study helps us understand that Codó is a city where an Afro-religiosity is deeply rooted in the very process of territorial formation. This spirituality, expressed mainly through Terecô, is not only part of local religious life but constitutes one of the pillars of Codoense identity. The Afro-religiosity that develops there carries living marks of a Black African ancestry, which has not only shaped spirituality but also contributed to the cultural and social foundations of the city. Recognizing Terecô as a cultural heritage of Codó and as a legitimate expression of a people, it becomes urgent to reflect on the need for public policies aimed at preserving the terreiros. Preserving these spaces is also to value history, protect collective memory, and ensure that this tradition continues to live on for future generations, while also providing a means to confront religious racism.
Keywords: Diáspora Africana
Quilombos
Maranhão
Terecô
Codó
Cartografia Étnica
Geografia cultural
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) 
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43395
Issue Date: 25-Jul-2025
Appears in Collections:Dissertação (PÓS-AFRO)

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