https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43348| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Música na pele: tramas sonoras nas vivências de músicos negros em Salvador na primeira metade do século XIX |
| Autor(es): | Moreira, Marcele da Silva |
| Primeiro Orientador: | Parés, Luís Nicolau |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Reis, João José |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Abreu, Martha Campos |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Lima, Lurian José Reis da Silva |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Parés, Luís Nicolau |
| Resumo: | Diversos viajantes que passaram pela Bahia deixaram suas impressões acerca da musicalidade marcada pela presença de músicos negros. A presença negra na música não era incomum, mas, os sons produzidos pelos instrumentos percutidos por essas mãos, causava, via de regra, estranheza aos ouvidos estrangeiros. As sonoridades que atravessavam a cotidianidade das ruas da cidade de Salvador, comumente eram classificadas como barulhentas e ensurdecedoras. Por outro prisma, para além dos relatos de viajantes, outro corpus documental como jornais, relatórios, balancetes, manuscritos, recibos, etc., indicam uma proeminente atuação de músicos negros no exercício do ofício da música escrita, alcançando outros espaços como igrejas, teatros, bailes, regimentos militares. Diante desse panorama sonoro-laboral permeado pela presença de músicos negros profissionais, objetiva-se analisar os atravessamentos na estrutura sociorracial pela trama musical urdida na cidade do Salvador, na primeira metade do século XIX, com vistas em compreender de que modo a música foi acionada por esses homens em um contexto de subsistência, distinção, ascensão e mobilidade social |
| Abstract: | Several travelers who passed through Bahia left their impressions about the musicality marked by the presence of black musicians. The presence of blacks in music was not uncommon, but the sounds produced by the instruments played by these hands usually seemed strange to foreign ears. The sounds that permeated the daily life of the streets of the city of Salvador were commonly classified as noisy and deafening. From another perspective, in addition to travellers’ accounts, other documentary sources such as newspapers, reports, balance sheets, manuscripts, receipts, etc., indicate a prominent role of black musicians in the the craft of written music, reaching other spaces such as churches, theatres, dance-halls, and military regiments. Given this sound-labor panorama permeated by the presence of professional black musicians, the aim is to analyse the intersections in the sociorracial structure through the musical texture woven in the city of Salvador, in the first half of the 19th century, in order to understand how music was activated by these men in a context of subsistence, distinction, and social upward mobility. |
| Palavras-chave: | Músicos negros Subsistência Mobilidade social Ascensão social Salvador Século XIX |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | EDUFBA |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43348 |
| Data do documento: | 31-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (FFCH) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Dissertação Mestrado_Marcele Moreira_final_2025.pdf | Dissertação Mestrado- Marcele Moreira | 16,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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