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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43327
Tipo: Artigo de Evento
Título: A geografia urbana do crime e os efeitos do metrô sobre assaltos a ônibus na cidade de Salvador
Título(s) alternativo(s): The urban geography of crime and the effects of the subway on bus robberies in the city of Salvador
Autor(es): Caires, Fernanda Oliveira Caires e
Santos, Gervásio Ferreira dos
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o efeito da implantação do sistema metroviário (Metrô) na cidade de Salvador sobre a ocorrência de crimes de assalto a ônibus. A literatura aponta que existe uma forte relação entre as alterações no ambiente urbano e a ocorrência de crimes de trânsito. Desse modo, o trabalho parte da análise da intervenção urbana causada pela implantação do sistema metroviário na cidade de Salvador e da distribuição espacial da ocorrência de crimes de assaltos a ônibus no período anterior e posterior à implementação do metrô. A pesquisa analisa questões de dimensão urbana e fatores socioedemográficos e a sua relação com os crimes de assalto a ônibus. Os procedimentos metodológicos passam pela análise descritiva dos dados, análise econométrica espacial, pelo método diferenças em diferenças com escalonamento e, por último, propensity score matching. Os resultados obtidos indicam que a implantação do sistema metroviário teve o efeito de aumentar o número de crimes de assalto a ônibus na cidade de Salvador, sugerindo que a alteração nas linhas de ônibus e o modelo de integração ônibus-metrô-ônibus podem ter ampliado esta prática em função, dentre outros, do número de conexões por passageiro.
Abstract: This paper aims to evaluate the effect of the implementation of the subway system in the city of Salvador on the occurrence of bus robbery crimes. The literature points out that there is a strong relationship between changes in the urban environment and the occurrence of traffic crimes. Thus, the work starts from the analysis of the urban intervention caused by the implementation of the subway system in the city of Salvador and the spatial distribution of the occurrence of bus robbery crimes before and after the subway implementation. The research analyzes urban dimension issues and socio-demographic factors and their relationship with bus robbery crimes. The methodological procedures include descriptive data analysis, spatial econometric analysis, differences in differences with scaling method and, finally, propensity score matching. The results obtained indicate that the implementation of the subway system had the effect of increasing the number of bus robbery crimes in the city of Salvador, suggesting that the change in bus lines and the bus-subway integration model may have expanded this practice due, among others, to the number of connections per passenger.
Palavras-chave: Criminalidade urbana
Transporte público
Fatores sociodemográficos
Transporte urbano
Metrô - Salvador - Bahia
Economia urbana
Economia do crime
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos
Sigla da Instituição: ABER
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43327
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (FCE)

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