https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43326| Tipo: | Tese |
| Título: | Imagens de futuro : álbuns de família e contranarrativas de cidade em livros de artista |
| Autor(es): | Vianna, Agnes C. |
| Primeiro Orientador: | Costa, Francisco de Assis da |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Almeida Júnior, Dilton Lopes de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Lia Krucken |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Sousa, Taygoara Aguiar do Carmo |
| metadata.dc.contributor.referee4: | Viana Neto, Joaquim Antônio Rodrigues |
| metadata.dc.contributor.referee5: | Costa, Francisco de Assis da |
| Resumo: | Esta tese evidencia o álbum de família como um arquivo fundamental para o estudo das imagens do cotidiano, destacando o papel dos livros de artista na mobilização desse acervo para a complexificação das narrativas hegemônicas da historiografia urbana, frequentemente apaziguadas pelas lógicas do capitalismo e do Estado. Propõe-se o livro de artista como uma ferramenta crítica para a construção de contranarrativas que desafiam as representações oficiais, permitindo a emergência de vozes e histórias que tradicionalmente são marginali- zadas ou estereotipadas. O objetivo da pesquisa é compreender como as cidades se manifestam em livros de artista produzidos a partir de imagens capturadas e preservadas por seus próprios habitantes em álbuns de família. Para tanto, levantamos aqui os conceitos elabora- dos no curso “Álbuns de Família: cidade, fotografia e memória”, dando foco na análise de três livros de artista que fazem parte do escopo do curso: Travessia, Poço 115: Um álbum imaginário e Procurem Luísa no Mercado de Arte Popular. Esses trabalhos revelam modos de vida singulares, construídos ao longo do tempo e da ocupação de deter- minados espaços, que resistem às imposições da mercantilização urbana e evidenciam a autonomia dos sujeitos na construção de suas próprias imagens, contrapondo-se às representações oficiais que os reduzem a objetos estereotipados. A partir dessa análise, percebemos que os livros de artista não apenas documentam formas de resistência ao uso da cidade como mercadoria, mas também apontam para possibilidades futuras em que a cidade é percebida como espaço de experiências, marcado por assimetrias, conflitos, mas também pela criação de laços afetivos e subjetividades plurais. |
| Abstract: | This thesis highlights the family album as a fundamental archive for the study of everyday images, highlighting the role of artist’s books in mobilizing this collection to complexify the hegemonic narratives of urban historiography, often appeased by the logic of capitalism and the State. The artist’s book is proposed as a critical tool for the construction of counter-narratives that challenge official representations, allowing the emergence of voices and stories that are traditionally marginalized or stereotyped. The objective of the research is to understand how cities manifest themselves in artist’s books produced from images captured and preserved by their own inhabitants in family albums. To this end, we raise here the concepts developed in the course “Family Albums: city, photography and memory”, focusing on the analysis of three artist’s books that are part of the scope of the course: Travessia, Poço 115: Um álbum imaginário and Procurem Luísa no Mercado de Arte Popular. These works reveal unique ways of life, constructed over time and through the occupation of certain spaces, which resist the impositions of urban commodification and highlight the autonomy of subjects in the construction of their own images, opposing official representations that reduce them to stereotypical objects. From this analysis, we realize that artist books not only document forms of resistance to the use of the city as a commodity, but also point to future possibilities in which the city is perceived as a space of experiences, marked by asymmetries, conflicts, but also by the creation of affective bonds and plural subjectivities. |
| Palavras-chave: | Álbum de família Livro de artista Experiência urbana Contranarrativa Narração |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::ASPECTOS SOCIAIS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO::HISTORIA DA ARQUITETURA E URBANISMO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Arquitetura |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43326 |
| Data do documento: | 29-Ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | Tese (PPGAU) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IMAGENS DE FUTURO_comp.pdf | Tese de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFBA) | 54,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| _ata_defesa_final_AGNAES_CAJAIBA_assinado-3.pdf Until 2100-10-16 | Ata de defesa final assinada por todos os membros da banca | 156,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.