https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43258| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Influência da manipulação do foco atencional nas funções executivas de mulheres idosas praticantes do método Pilates |
| Autor(es): | Deus, Leandro Borges da Cruz de |
| Primeiro Orientador: | Castro, Marcela Rodrigues de |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Mendes, Thiago Teixeira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Castro, Marcela Rodrigues de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Fortes, Leonardo de Sousa |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Miranda, José Garcia Vivas |
| Resumo: | INTRODUÇÃO: As funções executivas (FEs) são as principais habilidades cognitivas prejudicadas com o envelhecimento. Seu declínio frequentemente indica comprometimento nos domínios cognitivos de controle inibitório (CI), memória de trabalho (MT) e flexibilidade cognitiva (FC). É consenso que exercícios aeróbicos e resistidos melhoram a cognição; no entanto, desfechos cognitivos em população idosa treinadas com o Método Pilates (MP) ainda são escassos. Além disso, a maioria dos estudos que analisam desfechos cognitivos em intervenções com o MP não manipulam o foco atencional através da instrução direcionada. OBJETIVO: Verificar a influência da manipulação do foco atencional durante 24 semanas de treinamento com o MP no desempenho das FEs de mulheres idosas. MÉTODOS: Tratase de um ensaio clínico de medidas repetidas. Sessenta e duas mulheres idosas do projeto de extensão Fluir Movimento da Universidade Federal da Bahia foram convidadas a participar do estudo. Os critérios de inclusão foram: mulheres com mais de sessenta anos, aptas a realizar exercícios físicos sem supervisão médica, alfabetizadas e que fossem capazes de responder aos questionários do estudo. Todas as participantes do projeto se candidataram e concordaram em participar do estudo assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Após a triagem, trinta e sete participantes preencheram os requisitos, e foram alocadas por sorteio em dois grupos experimentais: grupo de manipulação do foco atencional interno (GFI) e o grupo de manipulação do foco atencional externo (GFE). Os instrumentos utilizados para avaliação de cada domínio das FEs e para avaliação da cognição global foram: o teste computacional Stroop Word Color Task (SWCT), o teste computacional Corsi Block Test (CBT), o teste manual de trilhas Trail Making Test (TMT) e o teste manual Montreal Cognitive Assesment (MocA). Os parâmetros cognitivos foram medidos em 3 coletas e o programa de exercícios físicos foi realizado duas vezes por semana. As variáveis de desfecho primário foram: tempo médio de resposta nas condições incongruente e congruente, e o efeito stroop do SWCT; número de ensaios, escore simples e escore composto do CBT; e tempo médio de execução do TMT. Para analisar a relação entre a manipulação do foco atencional em cada grupo de intervenção e o tempo de treinamento com o MP foi utilizada estatística inferencial de modelos lineares generalizados mistos. RESULTADOS: Houve melhora em função do tempo para todas as variáveis do domínio de CI (congruente: p=0,00; incongruente: p=0,00; e efeito stroop: p=0,04), para os escores simples (p=0,00) e escore composto (p=0,02) do domínio cognitivo de MT, e na cognição global (p=0,02). Além disso, houve interação grupotempo em doze semanas de intervenção no GFE para a condição incongruente do CI (p=0,02; d=0,56), e em vinte e quatro semanas de intervenção no GFI (p=0,00; d=1,07). CONCLUSÃO: O treinamento crônico com o MP altera as FEs de mulheres idosas independente da manipulação do foco atencional. |
| Abstract: | INTRODUCTION: Executive functions (EFs) are the main cognitive abilities impaired with aging. Their decline often indicates impairment in the cognitive domains of inhibitory control (IC), working memory (WM) and cognitive flexibility (CF). It is a consensus that aerobic and resistance exercises improve cognition; however, cognitive outcomes in older populations trained with the Pilates Method (PM) are still scarce. Furthermore, most studies analyzing cognitive outcomes in interventions with the PM do not manipulate attentional focus through targeted instruction. OBJECTIVE: To verify the influence of manipulating attentional focus during 24 weeks of training with the PM on the EFs performance of older women. METHODS: This is a repeated measures clinical trial. Sixty-two older women from the Fluir Movimento extension project of the Federal University of Bahia were invited to participate in the study. The inclusion criteria were: women over sixty years old, able to perform physical exercises without medical supervision, literate and able to answer the study questionnaires. All project participants applied and agreed to participate in the study by signing the Informed Consent Form. After screening, thirty-seven participants met the requirements and were randomly allocated into two experimental groups: the internal attentional focus manipulation group (IGF) and the external attentional focus manipulation group (EGF). The instruments used to assess each domain of EFs and to assess global cognition were: the Stroop Word Color Task (SWCT) computerized test, the Corsi Block Test (CBT) computerized test, the Trail Making Test (TMT) manual trails test and the Montreal Cognitive Assessment (MocA) manual test. Cognitive parameters were measured in 3 collections and the physical exercise program was performed twice a week. The primary outcome variables were: mean response time in the incongruent and congruent conditions, and the Stroop effect of the SWCT; number of trials, simple score and composite score of the CBT; and mean execution time of the TMT. To analyze the relationship between the manipulation of attentional focus in each intervention group and the training time with the MP, inferential statistics of generalized linear mixed models were used. RESULTS: There was an improvement as a function of time for all variables of the IC domain (congruent: p=0.00; incongruent: p=0.00; and Stroop effect: p=0.04), for the simple scores (p=0.00) and composite score (p=0.02) of the cognitive domain of MT, and in global cognition (p=0.02). Furthermore, there was a group-time interaction in twelve weeks of intervention in the GFE for the incongruent condition of the IC (p=0.02; d=0.56), and in twenty-four weeks of intervention in the GFI (p=0.00; d=1.07). CONCLUSION: Chronic training with the MP alters the EFs of elderly women regardless of the manipulation of attentional focus by the instruction. |
| Palavras-chave: | Foco de atenção Funções Executivas Método Pilates |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS) |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGREAB) |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43258 |
| Data do documento: | 18-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGREAB) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Leandro Borges da Cruz de Deus TCC - dissertação versão final.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.