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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43225
Tipo: Tese
Título: Visibilidades marginais: performances midiáticas de membros de facções criminosas em plataformas digitais
Título(s) alternativo(s): Marginal visibilities: media performances of urban gang members on digital platforms
Autor(es): Barberino, Lisieanne Araújo
Primeiro Orientador: Ribeiro, José Carlos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Polivanov, Beatriz Brandão
metadata.dc.contributor.referee2: Amaral, Adriana da Rosa
metadata.dc.contributor.referee3: Filho, Jorge Luiz Cunha Cardoso
metadata.dc.contributor.referee4: Almeida, Odilza Lines de
metadata.dc.contributor.referee5: Ribeiro, José Carlos Santos
Resumo: Em um contexto marcado pela intensificação das disputas criminais e pelo protagonismo das plataformas digitais na mediação da vida social, a presente pesquisa investiga as performances midiáticas de membros de facções criminosas baianas no YouTube. Partindo da análise de 90 vídeos publicados na plataforma entre 2023 e 2024, a tese busca compreender como essas encenações produzem regimes específicos de visibilidade, legitimidade e pertencimento, ao mesmo tempo em que reconfiguram códigos simbólicos da violência e do poder. A tese adota uma abordagem performática, articulando os referenciais teóricos de Erving Goffman, Richard Schechner e Diana Taylor, em diálogo com os estudos sobre gangues digitais e a literatura brasileira sobre crime, criminalidade e organizações criminosas. Argumenta que os vídeos analisados não constituem apenas registros da violência, mas ações midiáticas organizadas que operam como dispositivos de reconhecimento simbólico em territórios atravessados por desigualdades materiais, estigmas e controle. Compreende o YouTube como palco e território: espaço em que se dramatizam papéis de facção, lealdade e confronto, mas também instância reguladora, atravessada por algoritmos, diretrizes de moderação e modelos de negócio que condicionam as exibições públicas. A metodologia combina observação não participante, web scrapping, análises temática e performática, com atenção às dimensões visuais, interacionais e tecnológicas das cenas. As performances midiáticas faccionais são examinadas sob três eixos principais: os protagonistas em cena e seus gestos e símbolos de encenação; os operadores dos canais e suas práticas de edição e curadoria; e a plateia, cujos comentários e interações integram o jogo performático. A hipótese central da investigação sustenta que tais sujeitos mobilizam a plataforma como um recurso estratégico de produção de visibilidade e como linguagem de pertencimento e disputa, convertendo o risco em ativo comunicacional. Ao deslocar o foco das estruturas para as encenações, das prisões para os vídeos, esta tese contribui para repensar as formas contemporâneas de agência criminal, considerando suas imbricações midiáticas, tecnológicas e simbólicas. A pesquisa também problematiza os limites éticos e políticos da representação da violência, evitando tratá-la como espetáculo visual ou objeto estético. Em vez disso, busca compreender essas imagens como práticas sociais situadas, com efeitos concretos sobre os modos de viver, aparecer e morrer nos territórios periféricos de Salvador.
Abstract: In a context marked by the intensification of urban criminal disputes and the increasing protagonism of digital platforms in mediating social life, this research investigates the media performances of members of urban gangs operating in the state of Bahia, Brazil, on YouTube. Drawing on the analysis of 90 videos published on the platform between 2023 and 2024, the dissertation seeks to understand how these enactments produce specific regimes of visibility, legitimacy, and belonging, while simultaneously reconfiguring symbolic codes of violence and power. The study adopts a performative framework, articulating the theoretical contributions of Erving Goffman, Richard Schechner, and Diana Taylor, in dialogue with emerging research on digital gangs and the Brazilian literature on crime, criminality, and organized criminal formations. It argues that the videos under analysis are not mere records of violence, but rather constitute organized media actions that operate as devices of symbolic recognition in territories marked by material inequality, stigmatization, and state and non-state forms of control. YouTube is approached both as stage and as territory: a space in which gang roles, loyalty, and confrontation are dramatized, but also a regulatory environment shaped by algorithms, moderation guidelines, and platform business models that condition the public display of such performances. Methodologically, the study combines non-participant observation, web scraping, thematic and performative analysis, with particular attention to the visual, interactional, and technological dimensions of the scenes. The media performances of urban gang actors are examined through three interrelated axes: the protagonists on screen, their bodily gestures and symbolic markers; the channel operators, whose curatorial and editing practices frame the content; and the audience, whose comments and interactions constitute part of the performative circuit. The central hypothesis sustains that these actors mobilize the platform as a strategic resource for producing visibility and as a language of belonging and contestation, converting risk into communicational capital. By shifting the analytical focus from criminal structures to mediated performances, from prisons to videos, the dissertation contributes to a rethinking of contemporary forms of criminal agency, highlighting their media, technological, and symbolic mediations. "Finally, the study interrogates the ethical and political limits of representing violence, seeking not to aestheticize the analyzed images, but to understand them as situated social practices with concrete effects on ways of living, appearing, and dying in the peripheral territories of Salvador.
Palavras-chave: facções criminosas
performance midiática
YouTube
visibilidade
plataformas digitais
violência urbana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43225
Data do documento: 18-Jul-2025
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