Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43201
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mapping the global research on project-based learning: a bibliometric and network analysis (2014-2024)
Autor(es): Mota, Fabio Batista
Cabral, Bernardo Pereira
Braga, Luiza Amara Maciel
Lopes, Renato Matos
Resumo: Contexto: A aprendizagem baseada em projetos (PjBL) é uma abordagem educacional amplamente adotada, conhecida por promover habilidades críticas, como colaboração, resolução de problemas e aprendizagem autorregulada. Apesar de sua implementação global em diversos níveis educacionais e disciplinas, há poucas análises abrangentes das tendências globais de pesquisa em PjBL. Objetivo: Este estudo mapeia a pesquisa global sobre PjBL. Métodos: Utilizamos os Itens de Relatório Preferenciais para Revisões Sistemáticas e Meta-Análises, bibliometria e análises de rede para analisar 2.273 artigos revisados ​​por pares, indexados na Coleção Principal da Web of Science e publicados entre janeiro de 2014 e agosto de 2024. Resultados: Nossos resultados mostram um aumento significativo na pesquisa em PjBL ao longo do tempo, com um crescimento de 800% nas publicações desde 2014. As palavras-chave mais frequentes são educação em engenharia, ensino superior e STEM, e as principais áreas de pesquisa são Educação e Pesquisa Educacional, Engenharia e Ciência da Computação. Os Estados Unidos da América, a Espanha e a China são os países líderes em publicações. Além disso, a análise de rede demonstra fortes colaborações, particularmente entre organizações nos EUA e na Ásia. Conclusão: Este estudo oferece uma ampla compreensão do cenário global de pesquisa sobre PjBL, fornecendo insights importantes para estudos futuros e promovendo pesquisa colaborativa entre organizações em todo o mundo.
Abstract: Background: Project-based learning (PjBL) is a widely adopted educational approach known for fostering critical skills such as collaboration, problemsolving, and self-regulated learning. Despite its global implementation across various educational levels and disciplines, there has been limited comprehensive analysis of global research trends in PjBL. Objective: This study maps the global research on PjBL. Methods: We used the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, bibliometrics, and network analyses to analyze 2,273 peerreviewed articles indexed in the Web of Science Core Collection and published between January 2014 and August 2024. Results: Our findings show a significant increase in PjBL research over time, with an 800% growth in publications since 2014. The most frequent keywords are engineering education, higher education, and STEM, and the main research areas are Education and Educational Research, Engineering, and Computer Science. The United States of America, Spain, and China are the leading countries in publications. Additionally, the network analysis shows strong collaborations, particularly between organizations in the USA and Asia. Conclusion: This study offers a broad understanding of the global research landscape on PjBL, delivering key insights for future studies and promoting collaborative research among organizations worldwide.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em projetos
Publicações científicas
PRISMA - Método
Bibliometria
Análise de rede
Economia da educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: eng
País: Suíça
Editora / Evento / Instituição: Frontiers Media Société Anonyme
Sigla da Instituição: Frontiers SA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2025.1522694
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43201
Data do documento: 28-Fev-2025
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOTA, Fabio Batista. et al. Mapping the global research on project-based learning. A bibliometric and network analysis.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.