Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43128
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O ensino superior público deve ser gratuito? Algumas considerações preliminares
Título(s) alternativo(s): Should public higher education be free? Some preliminary considerations
Autor(es): Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
Tiryak, Gisele Ferreira
Ferreira, Verônica
Mendes, Vinícius de Araújo
Resumo: Diante do contexto de expansão do ensino superior, neste artigo questiona-se, particularmente, se o ensino superior público deve ou não ser gratuito. Por gratuidade, entende-se o não pagamento de mensalidades ou taxas, visto que tanto o financiamento, quanto a oferta pública de bens e serviços, são custeados por toda a sociedade na forma de impostos diretos e indiretos. Três aspectos devem ser considerados no que se refere ao financiamento do ensino superior: a relação entre os retornos econômicos e sociais; a distribuição dos estudantes por nível de renda; e a proporção de gastos com ensino superior em relação à educação infantil.
Abstract: Given the context of higher education expansion, this article specifically questions whether public higher education should be free. Free education refers to the non-payment of tuition or fees, given that both financing and the public provision of goods and services are funded by society as a whole through direct and indirect taxes. Three aspects should be considered when financing higher education: the relationship between economic and social returns; the distribution of students by income level; and the proportion of higher education spending relative to early childhood education.
Palavras-chave: Educação superior pública
Gratuidade
Educação infantil
Financiamento público
Gastos em educação
Retorno socioeconômico
Economia da educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Sigla da Instituição: IPEA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43128
Data do documento: Fev-2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRADE, Cláudia Sá Malbouisson. et al. O ensino superior público deve ser gratuito.pdf77,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.