| DC Field | Value | Language |
| dc.creator | Andrade, Cláudia Sá Malbouisson | - |
| dc.creator | Tiryak, Gisele Ferreira | - |
| dc.creator | Ferreira, Verônica | - |
| dc.creator | Mendes, Vinícius de Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-03T17:03:03Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-03T17:03:03Z | - |
| dc.date.issued | 2017-02 | - |
| dc.identifier.issn | 2177-1855 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43128 | - |
| dc.description.abstract | Given the context of higher education expansion, this article specifically questions whether public higher education should be free. Free education refers to the non-payment of tuition or fees, given that both financing and the public provision of goods and services are funded by society as a whole through direct and indirect taxes. Three aspects should be considered when financing higher education: the relationship between economic and social returns; the distribution of students by income level; and the proportion of higher education spending relative to early childhood education. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada | pt_BR |
| dc.relation | 0 | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação superior pública | pt_BR |
| dc.subject | Gratuidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Financiamento público | pt_BR |
| dc.subject | Gastos em educação | pt_BR |
| dc.subject | Retorno socioeconômico | pt_BR |
| dc.subject | Economia da educação | pt_BR |
| dc.subject.other | Public higher education | pt_BR |
| dc.subject.other | Free | pt_BR |
| dc.subject.other | Early childhood education | pt_BR |
| dc.subject.other | Public financing | pt_BR |
| dc.subject.other | Spending on education | pt_BR |
| dc.subject.other | Socioeconomic return | pt_BR |
| dc.subject.other | Education economics | pt_BR |
| dc.title | O ensino superior público deve ser gratuito? Algumas considerações preliminares | pt_BR |
| dc.title.alternative | Should public higher education be free? Some preliminary considerations | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.publisher.initials | IPEA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
| dc.citation.issue | 49 | pt_BR |
| dc.citation.spage | 21 | pt_BR |
| dc.citation.epage | 25 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Diante do contexto de expansão do ensino superior, neste artigo questiona-se, particularmente, se o ensino superior público deve ou não ser gratuito. Por gratuidade, entende-se o não pagamento de mensalidades ou taxas, visto que tanto o financiamento, quanto a oferta pública de bens e serviços, são custeados por toda a sociedade na forma de impostos diretos e indiretos. Três aspectos devem ser considerados no que se refere ao financiamento do ensino superior: a relação entre os retornos econômicos e sociais; a distribuição dos estudantes por nível de renda; e a proporção de gastos com ensino superior em relação à educação infantil. | pt_BR |
| Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FCE)
|