https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43114| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) |
| Título: | A gravação do ciclo brasileiro de Villa-Lobos para o projeto memória da música brasileira |
| Título(s) alternativo(s): | The recording of Villa-Lobos ciclo brasileiro for the memória da música brasileira project |
| Autor(es): | Ferreira, Gabriel de Oliveira |
| Primeiro Orientador: | Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Brandão, José Maurício Valle Brandão |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Alpino, Miguel Rosselini |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão final, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), contempla o memorial, o artigo e o produto final. O memorial e o produto final versam sobre o processo de estudo e gravação do Ciclo brasileiro, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, para o projeto Memória da música brasileira, que tem como um de seus objetivos divulgar a música clássica brasileira por meio de gravações fonográficas. O artigo intitulado “Estratégias de estudo para as dificuldades técnicas do Ciclo brasileiro de Heitor Villa-Lobos” foca especialmente na resolução de problemas técnicos em passagens que foram listadas e esquematizadas em um quadro anexado ao final do trabalho. A listagem e as estratégias de estudo dessas dificuldades foram realizadas por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e pianistas de grande renome, vasta experiência docente e contato com a obra. Também foram utilizados para a resolução desses problemas materiais bibliográficos que abordam o tema do estudo do piano de autores conceituados, como Alfred Cortot, György Sándor, Walter Gieseking e Karl Leimer. O objetivo principal deste trabalho é possibilitar uma visão sobre o processo de estudo de uma obra com considerável dificuldade de execução e propor algumas soluções para a superação dos problemas técnicos com os demais leitores e possíveis performers. |
| Abstract: | This dissertation comprises a memorial, an article, and a final product presented to the Professional Graduate Program in Music (PPGPROM) of the Music School of Federal University of Bahia (UFBA). The memorial and the final product focus on the process of studying and recording Ciclo brasileiro, a suite for piano by Brazilian composer Heitor Villa- Lobos, for Memória da música brasileira project, whose aim is to promote Brazilian classical music through phonographic recordings. The article titled “Study Strategies for the Technical Challenges of Heitor Villa-Lobos's Ciclo brasileiro” addresses the resolution of technical issues in passages that have been listed and classified in a table at the end of the present work. The list of difficulties and the strategies to overcome them were developed through semi- structured interviews with highly acclaimed teachers and pianists, who possess extensive teaching experience and knowledge of the work. Additionally, this study analyses reputable piano technique publications by authors such as Alfred Cortot, György Sándor, Walter Gieseking, and Karl Leimer. The main objective of this dissertation is to provide insight into the study process of a work with considerable technical difficulty and to offer some solutions for overcoming technical problems that might be accessible to other readers and potential performers. |
| Palavras-chave: | Música moderna brasileira Piano brasileiro Heitor Villa-Lobos Ciclo brasileiro Técnica pianística |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
| Citação: | FERREIRA, Gabriel de Oliveira. A gravação do Ciclo brasileiro para o projeto Memória da música brasileira. 2025. 71 f. Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43114 |
| Data do documento: | 3-Fev-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Gabriel de Oliveira Ferreira_trabalho de conclusão final_2025-08-07.pdf | 3,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.