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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43098
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento e práticas de estudantes de Enfermagem acerca da atuação em cuidados paliativos
Título(s) alternativo(s): Knowledge and practices of nursing students regarding work in palliative care.
Autor(es): Santana, Tiago de Moura
Primeiro Orientador: Whitaker, Maria Carolina Ortiz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Amaral, Juliana Bezerra do
metadata.dc.contributor.referee1: Whitaker, Maria Carolina Ortiz
metadata.dc.contributor.referee2: Avendaño Vasquez, Carlos Javier
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Virgínia Ramos dos Santos
metadata.dc.contributor.referee4: Marinho, Cláudia Silva
Resumo: Os cuidados paliativos visam a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença ameaçadora à vida. Seu ensino geralmente não é abordado durante a graduação, fazendo com que o estudante de Enfermagem tenha contato com a temática somente durante as atividades práticas no contexto hospitalar disponibilizadas na matriz curricular do curso. Avaliar o conhecimento de estudantes de Enfermagem acerca de sua atuação no cuidado de pacientes em cuidados paliativos. Estudo transversal, realizado com estudantes de uma Universidade pública baiana, no período de outubro a novembro de 2024, aplicado via Google Forms, utilizando instrumento desenvolvido para coleta de dados sociodemográficos, acadêmicos e o questionário “Conhecimentos em Cuidados Paliativos na Enfermagem” (CCPENF), instrumento desenvolvido e validado para avaliar conhecimentos e práticas de enfermeiros acerca dos cuidados paliativos por meio de três domínios: conceitos, fundamentos, princípios e indicações em cuidados paliativos; controle de sintomas e comunicação; e procedimentos em cuidados paliativos. A pontuação global e dos três domínios do instrumento, obtidas por meio de respostas à escala Likert, foi classificada em escores. Os dados foram analisados por estatística descritiva. Participaram do estudo 56 estudantes, a maioria do sexo feminino (82,1%), com mediana de idade de 26 anos (AIQ 04 anos), pretas e pardas (66,1%), solteiras (67,9%), praticantes de religiões baseadas no Cristianismo (62,5%) e que não possuíam formação de nível superior anterior (67,9%). As estudantes (57,1%) indicaram que a temática, cuidados paliativos, estava inserida em componentes obrigatórios (53,1%). A autoavaliação sobre o conhecimento teve conceito “bom” (46,4%), houve leve predominância entre aqueles que se sentem preparados para atuar nos cuidados paliativos (51,8%), e 33 estudantes (58,9%) referiram ter contato com pacientes em cuidados paliativos durante atividades práticas de campo. A avaliação de conhecimentos e práticas através da análise do instrumento teve um desempenho geral considerado “bom” (66,1%). No domínio 1, 55,4% dos estudantes tiveram um desempenho “ótimo”; no domínio 2, a maioria dos estudantes teve conceito “bom” (64,3%); já no domínio 3, houve um maior equilíbrio entre as avaliações “bom” e “regular”, com destaque para a presença da avaliação “ruim” em 3,6% dos estudantes. Os estudantes apresentaram um nível de conhecimento considerado “bom”, embora apresentem lacunas de conhecimentos no que se refere ao controle de sintomas, comunicação e procedimentos em cuidados paliativos, evidenciando uma fragilidade na formação do profissional enfermeiro para atuar nos cuidados paliativos. Aqueles que se mostram interessados na temática apresentaram uma maior autoavaliação, percepção de preparo para cuidar e um melhor desempenho na avaliação dos domínios do instrumento CCPENF.
Abstract: Palliative care aims to improve the quality of life of patients and their families when faced with a life-threatening illness. Its teaching is generally not addressed during undergraduate courses, meaning that nursing students only have contact with the topic during practical activities in the hospital context provided in the course curriculum. To evaluate the knowledge of nursing students regarding their role in caring for patients in palliative care. Cross-sectional study, carried out with students from a public university in Bahia, from October to November 2024, applied via Google Forms, using an instrument developed to collect sociodemographic and academic data and the questionnaire “Knowledge in Palliative Care in Nursing” (CCPENF), an instrument developed and validated to assess nurses' knowledge and practices about palliative care through three domains: concepts, foundations, principles, and indications in palliative care; symptom control and communication; and procedures in palliative care. The overall score and the three domains of the instrument, obtained through responses to the Likert scale, were classified into scores. The data were analyzed using descriptive statistics in the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) version 26.0. 56 students participated in the study, most of whom were female (82.1%), with a median age of 26 years (IQR 04 years), black and brown (66.1%), single (67.9%), practitioners of religions based on Christianity (62.5%) and who had no previous higher education (67.9%). The students (57.1%) indicated that the topic, palliative care, was included in mandatory components (53.1%). The self-assessment of knowledge was rated “good” (46.4%), there was a slight predominance among those who felt prepared to work in palliative care (51.8%), and 33 students (58.9%) reported having contact with patients in palliative care during practical field activities. The assessment of knowledge and practices through analysis of the instrument had an overall performance considered “good” (66.1%). In domain 1, 55.4% of the students had an “excellent” performance; in domain 2, the majority of students had a “good” rating (64.3%); in domain 3, there was a greater balance between “good” and “regular” ratings, with emphasis on the presence of a “bad” rating in 3.6% of students. The students presented a level of knowledge considered “good”, although they presented knowledge gaps regarding symptom control, communication and procedures in palliative care, evidencing a weakness in the training of nursing professionals to work in palliative care. Those who showed interest in the topic presented a greater self-assessment, perception of preparation to care and a better performance in the assessment of the domains of the CCPENF instrument.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Cuidados Paliativos
Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Enfermagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF)
Citação: SANTANA, Tiago de Moura. Conhecimento e práticas de estudantes de enfermagem acerca da atuação em cuidados paliativos. 2025. 84 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem e Saúde) - Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito/Embargado
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43098
Data do documento: 9-Abr-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

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