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Universidade Federal da Bahia |
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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43090
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Segregação residencial e redes sociais formadas nas escolas: efeitos sobre a renda dos trabalhadores na cidade de Salvador
Otros títulos : Residential segregation and social networks formed in schools: effects on workers' income in the city of Salvador
metadata.dc.creator: Santos, Gervásio Ferreira dos
Fernandes, Gustavo Andrey L.
Carvalho, Daniel Silva A.
Andrade, Cláudia Sá Malbouisson
Sousa Filho, José Firmino de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste artigo é analisar o impacto da segregação espacial entre brancos e negros, e respectivas redes sociais formadas nas escolas, sobre os salários dos trabalhadores da cidade de Salvador. Os estudos empíricos mostram que Salvador é a cidade mais segregada do Brasil. A literatura teórica aponta que as redes sociais são formadas principalmente nas escolas, e passam a assumir uma função crucial tanto na disseminação das oportunidades de emprego como na indicação de candidatos em potencial para ocupá-los. Nesse contexto, a evolução da estrutura urbana da cidade de Salvador, principalmente a partir da década de 1950, ocorreu de forma a gerar um fenômeno de segregação sócio-espacial. Desse modo, a partir de dados do Censo Escolar e do Censo Demográfico de 2010, foram calculados os índices de dissimilaridade referente ao grau de segregação espacial dos alunos do Ensino Fundamental da cidade de Salvador, para verificar o deslocamento de equações mincerianas de salários, em função do nível de segregação espacial entre brancos e negros. Os resultados mostraram que o predomínio de brancos nas escolas particulares, naturalmente nas áreas mais abastadas da cidade, faz com que segregação aumente na cidade. Além disso, a segregação afeta positivamente o salário esperado de brancos e reduz o valor esperado para os negros.
Resumen : The objective of this paper is to analyze the impact of spatial segregation between whites and blacks, and their social networks formed in schools, on the wages of workers in the city of Salvador. Empirical studies show that Salvador is the most segregated city in Brazil. The theoretical literature suggests that social networks are formed mainly in schools, and have a crucial role both in the spread of job opportunities in the indication of potential candidates to fill them. In this context, the evolution of the urban structure of the city of Salvador, mostly from the 1950s, generates a phenomenon of socio-spatial segregation. Thus, from both School and Population Brazilian 2010 Census, we calculated the dissimilarity indexes for the degree of spatial segregation of elementary school students in the city of Salvador, to verify the displacement of mincerian equations wage regarding the level of segregation between whites and blacks. The results showed that the predominance of whites in private schools, in the most affluent areas of the city, increases segregation in the city. Moreover, segregation positively affects expected salary of whites and reduces the expected value for blacks.
Palabras clave : Redes sociais - Escolas
Segregação residencial
Economia do trabalho
Renda
Economia urbana e regional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Salvador
metadata.dc.publisher.initials: UNIFACS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.36810/rde.v1i51.7611
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43090
Fecha de publicación : 2022
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FCE)

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