https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43049| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Fascistas à Mesa: uma análise comparativa das figuras do fascismo no audiovisual |
| Título(s) alternativo(s): | Fascists at the table: A comparative analysis of figures of fascism in audiovisual media |
| Autor(es): | Paternostro, Rafaella |
| Primeiro Orientador: | Santos, Amaranta Emilia Cesar dos |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Ribeiro, Marcelo Rodrigues Souza |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Regina Lucia Gomes Souza e |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Ana Caroline de |
| Resumo: | Este trabalho analisa criticamente as figurações do fascismo em projetos audiovisuais contemporâneos, com foco em obras produzidas entre 1990 e 2023. A partir da articulação entre o método warburguiano — por meio da montagem de constelações-mapa imagéticas — e o conceito de “figuras” no audiovisual, buscou-se investigar como certas imagens do fascismo sobrevivem no imaginário coletivo globalizado. As análises foram centradas em sete objetos audiovisuais: A Lista de Schindler (1993), O Labirinto do Fauno (2006), Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009), Bastardos Inglórios (2009), Jojo Rabbit (2019), The Boys (2019) e Zona de Interesse (2023), e evidenciam a recorrência de figuras que frequentemente descolam o fascismo de suas materialidades históricas e ideológicas, dificultando seu reconhecimento no presente. Ao final, destaca-se como algumas obras, notadamente Zona de Interesse, propõem outras formas de representação que tensionam os regimes de visibilidade dominantes e insinuam potencialidades de resistência. |
| Abstract: | This study critically analyzes figurations of fascism in audiovisual projects, focusing on mainstream works released between 1990 and 2023. Through the articulation of the warburgian method – by means of assembling imagetical constellation-maps – with the concept of “figures” in film theory, we sought to investigate how certain images of fascism survive in the globalized collective imagination. The analyses centered on seven audiovisual objects: Schindler’s List (1993), Pan’s Labyrinth (2006), Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009), Inglorious Basterds (2009), Jojo Rabbit (2019), The Boys (2019) e Zone of Interest (2023), and demonstrate the recurrence of figures which frequently detach fascism from its historical and ideological materialities, hindering its recognition in the present. At the end, we highlight how some works, notably, Zone of Interest, propose other forms of representation which tension the dominant visibility regimes and insinuate possibilities for resistance. |
| Palavras-chave: | fasciscmo audiovisual análise fílmica comparada |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
| Citação: | PATERNOSTRO, Rafaella. Fascistas à mesa: Uma análise comparativa das figuras do fascismo no audiovisual. Trabalho de Conclusão de Curso -- Monografia (Bacharelado em Comunicação) -- Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43049 |
| Data do documento: | 18-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| _Fascistas à mesa - TCC Rafaella.docx | 138,07 MB | Microsoft Word XML | Visualizar/Abrir |
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