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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43027
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRech, Lucas Trentin-
dc.date.accessioned2025-09-25T13:06:48Z-
dc.date.available2025-09-25T13:06:48Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.issn2175-5604pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/43027-
dc.description.abstractThis work starts from a presentation of the Marxist theory of alienation, emphasizing the importance of .separating the human being from the means of production necessary for his subsistence, in order to understand the limits of a humanistic education in a capitalist society. The main argument will defend the incompatibility between a mass education commanded by bourgeois institutions, public or private, and an education of a humanistic and transformative nature. To arrive at this argument, the view of mass education in classical political economy is also presented.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educaçãopt_BR
dc.relation15pt_BR
dc.relation.ispartofGerminal: marxismo e educação em debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da alienaçãopt_BR
dc.subjectEconomia políticapt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAlienation theorypt_BR
dc.subject.otherPolitical economypt_BR
dc.subject.otherMarxismpt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.titleEducação para o mercado: notas a partir da teoria da alienação marxianapt_BR
dc.title.alternativeMarket education: notes from the marxist theory of alienationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsMHTLEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::TEORIA ECONOMICA::ECONOMIA GERALpt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage432pt_BR
dc.citation.epage448pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.9771/gmed.v15i1.51522pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho parte de uma apresentação da teoria da alienação marxiana, ressaltando a importância da separação do ser humano dos meios de produção necessários à sua subsistência para, então, compreender os limites de uma educação humanista em uma sociedade de tipo capitalista. O argumento principal defenderá a incompatibilidade entre uma educação de massas comandada pelas instituições burguesas, públicas ou privadas, e uma educação de caráter humanista e transformador. Para se chegar a esse argumento é apresentada também a visão da educação de massas na economia política clássica.pt_BR
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