https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43021| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Paletas cromáticas nordestinas: a linguagem das cores no cinema da pós-retomada |
| Título(s) alternativo(s): | Northeastern color palettes: the language of colors in post-recovery cinema |
| Autor(es): | Xavier, Vitor Carlos Coroa |
| Primeiro Orientador: | Serafim, José Francisco |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Santos Filho, Renato Meira dos |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Morgana Gama de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Serafim, José Francisco |
| Resumo: | Este trabalho propõe um estudo da representação da Região Nordeste no cinema brasileiro na fase da Pós-Retomada, a partir de análises fílmicas fundamentadas na linguagem cromática de três produções: Lisbela e o Prisioneiro (2003), Boi Neon (2015) e Deserto Particular (2021). A investigação parte da hipótese exploratória de que há um padrão recorrente no uso de cores quentes, ou de paletas multicoloridas, na representação do Nordeste no cinema nacional contemporâneo, contribuindo para reforçar ou transformar concepções consolidadas sobre a região. Como referencial teórico-metodológico, adota-se a Semiótica Peirceana com ênfase nas categorias fenomenológicas (primeiridade, secundidade e terceiridade) e na tricotomia signo, objeto e interpretante, articuladas aos significados atribuídos às cores. A metodologia baseia-se na decomposição e recomposição dos elementos fílmicos para a identificação dos sentidos produzidos por meio da cor, a partir da lógica relacional proposta por Peirce. A análise evidencia que, embora o cinema da Pós-Retomada preserve determinados imaginários visuais consolidados, também propõe tentativas de renovação estética e simbólica. Lisbela e o Prisioneiro reafirma, ainda que em tom fabular, uma paleta vibrante; Boi Neon utiliza as cores na transformação da imagem tradicional sertaneja e dos papéis de gênero; Deserto Particular, por sua vez, propõe a interpretação do deslocamento da representação do Nordeste quente para o campo do afeto e da subjetividade. Assim, a cor no cinema não apenas constrói atmosferas, mas participa ativamente da constituição de sentidos, identidades e afeições regionais. |
| Abstract: | This study proposes an investigation about the Northeast region of Brazil and its representation in brazilian cinema, during the Resumption Cinema period, by analysing the chromatic language of three productions: Lisbela and the Prisoner (2003), Neon Bull (2015), and Private Desert (2021). The research is guided by the exploratory hypothesis that there is a recurring pattern in the use of warm tones or multicolored palettes in the representation of the Northeast in contemporary brazilian cinema, contributing to the reinforcement or transformation of consolidated conceptions about the region. As a theoretical-methodological framework, the study adopts Peircean Semiotics, with emphasis on the phenomenological categories (Firstness, Secondness, and Thirdness) and the trichotomy of sign, object, and interpretant, articulated with the symbolic meanings attributed to color. The methodology is based on the decomposition and recomposition of filmic elements to identify the meanings produced through color, following the relational logic proposed by Peirce. The analysis reveals that, although the Resumption Cinema preserves certain consolidated visuals, it also promotes aesthetic and symbolic renewal. Lisbela and the Prisoner reaffirms a vibrant palette in a fable-like tone; Neon Bull uses color to transform the traditional countryside image and gender roles; Private Desert, in turn, suggests a shift from the representation of the Northeast as merely warm and arid to a field of affection and subjectivity. In this sense, color in cinema not only builds atmosphere but actively contributes to the construction of meaning, regional identities and affections. |
| Palavras-chave: | Cores no cinema Nordeste Pós-retomada Semiótica Análise fílmica Nordeste Cinema brasileiro Lisbela e o Prisioneiro - Filme cinematográfico Boi Neon - Filme cinematográfico Deserto Particular - Filme cinematográfico Cinema - Pós-modernismo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::FISIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Comunicação |
| Citação: | XAVIER, Vitor Carlos Coroa. Paletas cromáticas nordestinas: a linguagem das cores no cinema da pós-retomada. 2025. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura) - Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/43021 |
| Data do documento: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Produção em Comunicação e Cultura (FACOM) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Vitor Carlos. TCC. Graduação.pdf | TCC de Graduação. Vitor Carlos | 46,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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