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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42969
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias de combate à desinformação: um estudo comparativo de modelos internacionais e o papel do poder legislativo brasileiro
Autor(es): Teófilo, Geisiane de Jesus dos Santos
Primeiro Orientador: Lhamas, Fernando Antonio de Melo Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Lhamas, Fernando Antonio de Melo Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Adrianne Paula Vieira de
metadata.dc.contributor.referee3: Ramos, Anatália Saraiva Martins
metadata.dc.contributor.referee4: Marques, Felipe Tumenas
Resumo: Este estudo aborda o fenômeno das fake news, avaliando o contexto mundial e as estratégias de combate adotadas por países que mais se destacam no enfrentamento da desinformação. São eles Finlândia, França, Alemanha, Singapura e Estados Unidos. Observou-se que as respostas mais efetivas estão associadas à combinação entre regulação normativa, educação midiática, articulação interinstitucional, participação da sociedade civil e uso de tecnologias como inteligência artificial. No Brasil, embora existam esforços relevantes, o enfrentamento às fake news ainda é marcado por ações pontuais e baixa coordenação estratégica. A análise de projetos de lei e discursos legislativos, com o auxílio da modelagem de tópicos (LDA) evidenciou lacunas importantes, como a ausência de campanhas permanentes, diretrizes educacionais e integração entre órgãos públicos. A Análise Comparativa Qualitativa (QCA) indicou que o Brasil atende a um número reduzido das condições presentes nos casos de maior efetividade e sugeriu a priorização de sete medidas: campanhas nacionais de conscientização, criação de órgão estatal específico para lidar com o tema, regulação ativa das plataformas digitais, integração interministerial, inclusão de grupos vulneráveis, implementação de um sistema de monitoramento com resposta rápida e políticas estruturadas de educação midiática. Esses achados reforçam a urgência de políticas públicas contínuas, articuladas e responsivas às dinâmicas tecnológicas, capazes de fortalecer a capacidade institucional do país no enfrentamento às fake news.
Abstract: This study addresses the phenomenon of fake news, assessing the global context and the counter-strategies adopted by the countries that stand out the most in confronting disinformation. These are Finland, France, Germany, Singapore, and the United States. It was observed that the most effective responses are associated with the combination of normative regulation, media literacy, interinstitutional coordination, civil society participation, and the use of technologies such as artificial intelligence. In Brazil, although there are relevant efforts, the fight against fake news is still marked by isolated actions and low strategic coordination. The analysis of legislative bills and parliamentary speeches, with the aid of topic modeling (LDA), revealed significant gaps, such as the absence of permanent campaigns, educational guidelines, and integration among public agencies. The Qualitative Comparative Analysis (QCA) indicated that Brazil meets only a small number of the conditions present in the most effective cases and suggested the prioritization of seven measures: national awareness campaigns, creation of a specific state agency to address the issue, active regulation of digital platforms, interministerial integration, inclusion of vulnerable groups, implementation of a monitoring system with rapid response, and structured media literacy policies. These findings reinforce the urgency of continuous, articulated public policies that are responsive to technological dynamics and capable of strengthening the country's institutional capacity in confronting fake news.
Palavras-chave: Desinformação
Fake news
Regulação digital
Políticas públicas
Análise comparativa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42969
Data do documento: 17-Jul-2025
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

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