Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42811
Tipo: Dissertação
Título: Colonialidade, racismo e dinâmica universitária no contexto da sociedade brasileira: análises a partir de uma perspectiva antirracista
Título(s) alternativo(s): Coloniality, racism and university dynamics in the context of brazilian society: analyses from an anti-racist perspective
Autor(es): Alves, Lucas Aredes
Primeiro Orientador: Baour, Josimara Aparecida Delgado
metadata.dc.contributor.referee1: Tavares, Márcia Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Machado, Milena Freitas
metadata.dc.contributor.referee3: Baour, Josimara Aparecida Delgado
Resumo: Este estudo procura discutir a dinâmica universitária no Brasil, a partir de uma postura antirracista, contra-colonial, decolonial. Fundamentado em fontes bibliográficas, seu objetivo geral foi apreender, criticamente, as seguintes questões e temáticas: colonialidade do poder, do saber e do ser, racismo e universidade brasileira. Aqui, raça e racismo são centrais uma vez que a discussão sobre as relações étnico-raciais é fundamental para a reflexão da questão social no Brasil, país em que as relações sociais são indiscutivelmente racializadas, sendo também crucial problematizar as colonialidades e sua relação com a etnia e raça, o gênero, as sexualidades etc. O trabalho tem como horizonte, fortalecer uma práxis que vai de encontro com as colonialidades produzidas globalmente. Inicialmente, posiciona discussões acerca da colonialidade do poder coexistente no capitalismo, com o desejo de contextualizar e decolonizar processos históricos. Em seguida, aborda as categorias de raça e racismo, com base em autoras e autores das Ciências Sociais e Humanidades e da área do Serviço Social. Por fim, busca evidenciar questões acerca da realidade concreta da universidade brasileira, bem como apresentar reflexões sobre os lugares e não lugares dos corpos-vozes não brancos no contexto do ensino superior público. Com base em leituras, análises e observações participativas, foi possível analisar o conjunto de questões acerca da produção de colonialidades e seus efeitos sobre experiências negras, indígenas e quilombolas diante do racismo acadêmico e da branquitude presentes no interior da universidade, que também passa por arranjos liberais. Identificou-se, ainda, que mesmo com os dispositivos coloniais e racistas vigentes, é real a criação e disputa de narrativas, epistemologias e práticas de resistência conduzidas por grupos não brancos no contexto da universidade contemporânea.
Abstract: This study seeks to discuss the dynamics of the university system in Brazil from an antiracist, counter-colonial, and decolonial perspective. Grounded in bibliographic sources, its overall objective is to critically grasp the following issues and themes: the coloniality of power, knowledge, and Being, racism, and the Brazilian university. Here, race and racism are central, since the discussion on ethnic-racial relations is fundamental to reflecting on the social question in Brazil—a country in which social relations are undeniably racialized. It is also crucial to problematize the colonialities and their intersections with ethnicity and race, gender, sexualities, and more. The work aims to strengthen a praxis that confronts the colonialities produced globally. It begins by positioning discussions around the coloniality of power as it coexists with capitalism, with the intention of contextualizing and decolonizing historical processes. It then addresses the categories of race and racism based on authors from the Social Sciences, Humanities, and Social Work fields. Finally, it seeks to highlight issues related to the concrete reality of the Brazilian university, as well as to present reflections on the places and non-places of non-white body-voices in the context of public higher education. Based on readings, analyses, and participatory observations, it was possible to analyze a range of issues concerning the production of colonialities and their effects on Black, Indigenous, and Quilombola experiences in the face of academic racism and whiteness within the university, which also reflects liberal arrangements. It was also identified that, despite the ongoing colonial and racist structures, there is a real creation and contestation of narratives, epistemologies, and resistance practices led by non-white groups within the context of the contemporary university.
Palavras-chave: Racismo
Colonialidade
Universidade
Decolonialidade
Antirracismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42811
Data do documento: 30-Jun- 30
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGSS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucasAredes-DissertaçãodeMestrado-2025.pdfCOLONIALIDADE, RACISMO E DINÂMICA UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA: ANÁLISES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA.1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.