https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42726| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional (PRODAN) |
| Título: | Bahia experimental: uma visão contemporânea de criação e improvisação coletiva |
| Título(s) alternativo(s): | Bahia experimental: a contemporary perspective on collective creation and improvisation |
| Autor(es): | Trad Netto, Thiago |
| Primeiro Orientador: | Oliveira Filho, Pedro Amorim de |
| Segundo Orientador: | Castro, Guilherme Peluci de |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira Filho, Pedro Amorim de |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Castro, Guilherme Peluci de |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Döring, Katharina |
| Resumo: | O presente artigo apresenta um relato de estudos com práticas de improvisação coletiva, a partir da experiência do autor com diferentes linguagens e metodologias como Soundpainting (Walter Thompson), Conduction (Butch Morris), Percusión con Senãs (Santiago Vazquez), Método UPB (Letieres Leite) e Música do Círculo (Pedro Consorte, Zuza Gonçalves, e Ronaldo Crispim). Este trabalho visa refletir de que forma essas práticas contribuíram para o desenvolvimento artístico e pedagógico do autor junto ao projeto Bahia Experimental. Esta publicação apresenta um recorte da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Música (PPGPROM), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). |
| Abstract: | This article presents an account of studies with collective improvisation practices, based on the author's experience with different languages and methodologies such as Soundpainting (Walter Thompson), Conduction (Butch Morris), and Percusión con Senãs (Santiago Vazquez), in addition to other important practices in musician training, such as the UPB Method (Letieres Leite) and Círculo Music (Pedro Consorte, Zuza Gonçalves, and Ronaldo Crispim). This work also aims to reflect on how these practices contributed to the artistic and pedagogical development of the author with the Bahia Experimental project. This publication presents an excerpt from the research carried out in the Graduate Program of Professional Masters in Music (PPGPROM), at the Federal University of Bahia (UFBA). |
| Palavras-chave: | Improvisação Conduzida Conduction Soundpainting Percusión con Senãs Método UPB Música do Círculo Bahia Experimental Letieres Leite Butch Morris |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
| Citação: | NETTO, Thiago Trad. Bahia experimental: uma visão contemporânea de criação e improvisação coletiva. Trabalho de Conclusão (Mestrado Profissional em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador 2023. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42726 |
| Data do documento: | 13-Set-2023 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Thiago Trad Netto..pdf | 728,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.