Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42702
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A mitologia de Ícaro na poética do rapper BK’: uma leitura crítica do álbum Icarus (2022)
Autor(es): Pereira, Bruna Santos
Primeiro Orientador: Santos, Tatiana Sena dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, José Henrique de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Florentina da Silva
Resumo: A pesquisa analisa as metáforas em torno do mito grego de Ícaro presentes no álbum Icarus (2022) do rapper carioca BK’. Nesse sentido, o trabalho investiga como este mito clássico é ressignificado em uma nova mitologia moderna proposta por BK’, que dialoga com as experiências vivenciadas pelo artista e por jovens negros periféricos no Brasil contemporâneo, referenciados ao longo das treze faixas que compõem a discografia. Em torno da narrativa, concentramos as interpretações nas composições que trazem as representações dos elementos metafóricos do mito de Ícaro, sendo estes o labirinto, as asas, o voo e a queda. Discute-se o álbum por uma perspectiva multidisciplinar e por uma abordagem qualitativa, a partir de referências que abordam os mitos, o movimento hiphop e as problemáticas em torno da vivência de jovens pretos na sociedade brasileira, como Roland Barthes (2009), Henrique Freitas (2016), Sueli Carneiro (2023) e Achille Mbembe (2016). Assim, é possível compreender como a obra de BK’ contribui para a análise das dinâmicas sociais, culturais e políticas que cercam a juventude negra no país, utilizando o hip-hop como um instrumento de crítica e reflexão. Dessa forma, o álbum musical Icarus (2022) reafirma a importância do rap no campo dos estudos literários e sua capacidade de propor novas leituras para a sociedade brasileira.
Abstract: This research analyzes the metaphors surrounding the Greek myth of Icarus in the album Icarus (2022) by the Brazilian rapper BK'. In this sense, it investigates how this classical myth is re-signified in a new modern mythology proposed by BK', which dialogues with the experiences lived by the artist and by young peripheral Blacks in contemporary Brazil, referenced throughout the thirteen tracks that make up the discography. Around the narrative, we focus our interpretations on the compositions that represent the metaphorical elements of the myth of Icarus, namely the labyrinth, the wings, the flight and the fall. The album from a multidisciplinary perspective and a qualitative approach is discussed and based on references that address myths, the hip-hop movement and the issues surrounding the experience of young Black people in Brazilian society, such as Roland Barthes (2009), Henrique Freitas (2016), Sueli Carneiro (2023) and Achille Mbembe (2016). Thus, it is possible to understand how BK's work contributes to the analysis of the social, cultural and political dynamics surrounding Black youth in the country, using hip-hop as an instrument of criticism and reflection. Therefore, the musical album Icarus (2022) reaffirms the importance of rap in the field of literary studies and its ability to propose new readings of Brazilian society.
Palavras-chave: BK’
Jovens negros
Mitologia moderna
Rap
O mito de Ícaro
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42702
Data do documento: 5-Fev-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - Bruna Pereira.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.