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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42667
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estranhamento e literatura
Título(s) alternativo(s): Estrangement and literature
Autor(es): Lima, Francisco Fiscina Ribeiro de
Primeiro Orientador: Azize, Rafael Lopes
metadata.dc.contributor.referee1: Riaviz, Eduardo
metadata.dc.contributor.referee2: Saes, Sílvia Faustino de Assis
metadata.dc.contributor.referee3: Azize , Rafael Lopes
Resumo: A relação entre estranhamento e literatura pode ser resumida como um procedimento de desfamiliarização, promovido por meio do trabalho literário. Através de um estudo que entrelaça estética e psicanálise, Freud amplia o conceito de estranho, que passa a abranger a noção de um conteúdo familiar recalcado que retorna transformado. O formalismo de Chklovski traz a noção de estranhamento enquanto procedimento literário que singulariza objetos para reter a atenção e resgatar a percepção do automatismo. Walter Benjamin analisa a estranheza da vida moderna, transformando o trauma freudiano em choque com a modernidade. Ele diagnostica o automatismo inconsciente que comanda a vida nas cidades modernas, assim como também constata que a conexão das pessoas com a tradição foi destruída. Benjamin propõe uma fusão de formas artísticas que utilize recursos das novas técnicas de reprodutibilidade para restabelecer a possibilidade de uma experiência autêntica no interior da modernidade. Ele adota a montagem literária como procedimento para gerar o efeito de estranhamento. A arte é meio privilegiado de estranhamento, estabelecendo-se uma interseção com o mundo da vida. Há correspondências entre o assombro que a arte pode gerar e o espanto que a prática socrática pretende provocar. Pode ser estabelecida uma relação de proximidade do conceito de estranhamento com a verdade do ceticismo e estranheza do ordinário propostos por Stanley Cavell. Com a ampliação de perspectiva, o estranhamento permite a formação de centros contínuos de reflexão, tal como descrito por Richard Eldridge.
Abstract: The relationship between estrangement and literature can be summarized as a procedure of defamiliarization, promoted through literary work. Through a study that intertwines aesthetics and psychoanalysis, Freud expands the concept of the uncanny, which begins to encompass the notion of a repressed familiar content that returns transformed. Chklovski's formalism introduces the notion of estrangement, as a literary procedure that singularizes objects to retain attention and rescue the perception of automatism. Walter Benjamin analyzes the strangeness of modern life, transforming Freudian trauma into a clash with modernity. He diagnoses the unconscious automatism that governs life in modern cities, and also notes that people's connection with tradition has been destroyed. Benjamin proposes a fusion of artistic forms that uses resources from new reproducibility techniques to reestablish the possibility of an authentic experience within modernity. He adopts literary montage as a procedure to generate the effect of estrangement. Art is a privileged means of estrangement, establishing an intersection with the world of life. There are correspondences between the wonder that art can generate and the astonishment that Socratic practice seeks to provoke. A close relationship can be established between the concept of estrangement and the truth of skepticism and the strangeness of the ordinary proposed by Stanley Cavell. With the expansion of perspective, estrangement allows the formation of continuous centers of reflection, as described by Richard Eldridge.
Palavras-chave: Estranho
Estranhamento
Literatura
Montagem literária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42667
Data do documento: 25-Jul-2025
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Filosofia (FFCH)

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