https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42649| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O trabalho da assistente social na Creche UFBA |
| Autor(es): | Santos, Cintia Karim dos |
| Primeiro Orientador: | Férriz, Adriana Freire Pereira |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Férriz, Adriana Freire Pereira |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Bastos, Cristiana Mercuri de Almeida |
| metadata.dc.contributor.referee3: | Almeida, Ney Luiz Teixeira de |
| Resumo: | A pesquisa teve como objetivo geral analisar o trabalho da assistente social na Creche da Universidade Federal da Bahia, no período compreendido entre 2020 e 2024. Para tanto, os objetivos específicos foram: evidenciar a inserção da assistente social no trabalho coletivo na Creche UFBA; Refletir sobre as requisições profissionais, demandas e respostas profissionais para a assistente social na Creche UFBA; e identificar as condições de trabalho do Serviço Social na Creche UFBA. O embasamento teórico-metodológico se sustenta no materialismo histórico dialético, partindo da realidade para compreender os aspectos e as múltiplas determinações da dinâmica existente entre os fenômenos estudados. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva crítico-dialética, com base em Marx (2011), Iamamoto (2000; 2007), Behring (2009) e Dal Rosso (2008), para compreender o trabalho da(o) assistente social como prática inserida na divisão social e técnica do trabalho. Dialoga com Almeida (2006; 2013), ao abordar o trabalho coletivo e as mediações institucionais, com Férriz e Martins (2020), que destacam o trabalho no campo da educação básica e com Nunes (2023), que reafirma a infância como sujeito de direitos e a necessidade de romper com a lógica assistencialista. A pesquisa é qualitativa, utilizando-se como instrumento investigativo o diário de campo e foi realizada por meio de processo de observação e registro que resultou num esforço de sistematização da experiência profissional, sendo um estudo de caso. Como resultado, observamos que a lógica mercantil e a financeirização da economia atravessam a política de educação, tensionando a efetivação dos direitos sociais de servidoras (es) e estudantes. O cotidiano de trabalho é marcado por reuniões, discussões de caso, orientações, encaminhamentos, articulações com a rede e estudo socioeconômico, como principal requisição. A estrutura física atende em grande parte às normativas, mas ainda apresenta inconformidades, como a falta de acessibilidade e espaço adequado para atendimento no setor psicossocial. |
| Abstract: | The general objective of this research was to analyze the work of social workers at the UFBA Day Care Center, between 2020 and 2024. To this end, the specific objectives were: to highlight the insertion of the social worker in the collective work at the UFBA Daycare Center; to reflect on the professional requirements, demands and professional responses for the social worker at the UFBA Daycare Center; and to identify the working conditions of Social Work at the UFBA Daycare Center. The theoretical-methodological basis is based on dialectical historical materialism, starting from reality in order to understand the aspects and multiple determinations of the dynamics between the phenomena studied. The research is based on the critical-dialectical perspective, based on Marx (2011), Iamamoto (2000; 2007), Behring (2009) and Dal Rosso (2008), to understand the work of the social worker as a practice inserted in the social and technical division of labor. It dialogues with Almeida (2006; 2013), when addressing collective work and institutional mediations, with Férriz and Martins (2020), who highlight work in the field of basic education and with Nunes (2023), who reaffirms childhood as a subject of rights and the need to break with the welfare logic. The research is qualitative, using the field diary as an investigative tool and was carried out through a process of observation and recording that resulted in an effort to systematize the professional experience, making it a case study. As a result, we observed that the mercantile logic and financialization of the economy permeate education policy, putting pressure on the realization of the social rights of civil servants and students. The day-to-day work is marked by meetings, case discussions, guidance, referrals, liaison with the network and socio-economic studies, as the main requirement. The physical structure largely complies with the regulations, but still has nonconformities, such as the lack of accessibility and adequate space for care in the psychosocial sector. |
| Palavras-chave: | Trabalho profissional Creche universitária Educação superior Educação infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
| Sigla da Instituição: | UFBA |
| metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Psicologia |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42649 |
| Data do documento: | 30-Jun- 6 |
| Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGSS) |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Cintia Santos- dissertação.pdf | Dissertação. Cintia Santos | 2,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.